IMG-LOGO
Notícias

Vice-presidente da Anoreg-MT fala sobre mediação e conciliação extrajudicial durante curso

26 de abril de 2019

     Na tarde desta quinta-feira (25 de abril), a vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Velenice Dias de Almeida e Lima, falou sobre as normas contidas na CNGC-MT sobre conciliação e mediação durante o Curso de Mediação Extrajudicial ocorrido em Cuiabá. A capacitação foi promovida pela Anoreg-MT e Escola Mato-grossense dos Notários e Registradores (Emnor), em parceria com a Escola da Magistratura Mato-grossense (Emam), e reuniu dezenas de notários, registradores e colaboradores de diversos cartórios do Estado.

 

   “Tive a honra de poder contribuir com o curso, discutindo o procedimento a ser seguido pelos cartórios de Mato Grosso, concluindo minha participação com uma sessão fictícia de mediação extrajudicial feita em cartório. Os trabalhos foram realizados juntamente com a tabeliã de protesto Izilda Alves Fernandes, titular do Cartório de Protesto de Campo Verde-MT, a quem eu agradeço pela valorosa colaboração. Foi um momento enriquecedor, pois tive a grata satisfação de compartilhar experiências, ideias e sugestões de como alcançarmos os objetivos com esse tipo de procedimento que é a tendência do momento. Quero registrar que também aprendi muito com todos os colegas participantes do curso e todo esse conhecimento adquirido nos dará ainda mais segurança para desempenharmos nosso papel à frente dos cartórios, oferecendo à sociedade um novo tipo de serviço, mais rápido, menos burocrático e, principalmente, menos oneroso em comparação com as ações judiciais”, destacou Velenice Dias.

 

   Ela também aproveitou a oportunidade para convidar todos os notários e registradores a fazerem o curso de mediação e a prestarem esse serviço, uma vez que ele é facultativo aos cartórios. “A sociedade está cada vez mais exigente e nós também precisamos evoluir. Por isso, convido a todos a crescerem profissionalmente e, desde já, me proponho a contribuir enviando aos colegas modelos básicos de documentos que envolvem a mediação extrajudicial”, garantiu a vice-presidente da Anoreg-MT.

     Durante a realização do curso, Velenice Dias também falou sobre as medidas de incentivo à quitação de dívidas protestadas, explicando sua diferença com relação à mediação e conciliação, ou seja, é uma medida prévia e facultativa a ser utilizada pelos tabeliães de protesto onde o ato foi lavrado.

 

Assessoria de Imprensa Anoreg-MT
[email protected]
www.facebook.com/anoreg/mt
(65) 3644-8373