IMG-LOGO
Notícias

Unidade de cartório é instalada em maternidade de Várzea Grande

24 de setembro de 2021

 

     Em atendimento ao Provimento nº 13/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi inaugurada no dia 15 de setembro uma unidade do Cartório do 2º Ofício nas dependências da Maternidade São Lucas - Rede Cegonha, em Várzea Grande.

     A parceria firmada entre as serventias de Várzea Grande (incluindo os Distritos de Capão Grande, Passagem da Conceição, Bonsucesso e Cristo Rei), a prefeitura e o judiciário permite que crianças nascidas no hospital sejam registradas de imediato, saindo com a certidão de nascimento, que é o primeiro documento que contém as declarações oficiais necessárias para certificar a existência de um cidadão. Além da certidão de nascimento, os recém-nascidos também sairão com o CPF.

 

 

     A pequena Maria Eduarda foi a primeira a ser registrada no Cartório do 2º Ofício, um dia após seu nascimento. A facilidade foi aprovada pelo pai, Luiz Ricardo, que não queria se ausentar da esposa, a qual foi submetida à uma cesariana. “É uma facilidade para nós, pais, porque deslocar daqui para ir até o cartório com essa pandemia, deixando a esposa sozinha, principalmente após uma cesariana, dificulta muito. Então, acredito que vai ajudar muito a população de Várzea Grande”, declarou.

 

     Conforme o tabelião José Carlos Ferreira de Arruda, que esteve presente na solenidade de instalação, “a certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania e nós, do Cartório do 2º Ofício, estamos felizes por podermos estar presentes na vida de cada pessoa desde o seu nascimento. Obter a certidão de nascimento é um processo simples e rápido, bastando que os pais apresentem, já na maternidade, uma via da Declaração de Nascido Vivo (DN) e documentos pessoais. Na hora o cartório já emite a certidão de nascimento com o CPF do recém-nascido”.

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT