O Instituto Mato-grossense de Qualidade e Certificação (IMQC), em parceria com o Instituto Dell’Anima, está promovendo uma campanha de pesquisa de clima organizacional estruturada e embasada em referências psicométricas sólidas e em pesquisas consagradas da psicologia organizacional.
De acordo com o consultor Adriano Sanches, clima organizacional é a percepção compartilhada pelos colaboradores no que se refere às políticas e práticas da organização. Por meio da pesquisa de clima organizacional é possível medir o nível de satisfação e a qualidade dos relacionamentos entre os colaboradores e a organização.
“Com a pesquisa de clima organizacional será possível coletar dados que facilitam um diagnóstico preciso sobre o ambiente, as condições e a motivação da equipe no dia a dia, o que servirá de base norteadora para ações estratégicas a serem executadas pela organização”, destacou.
Segundo Adriano Sanches, a pesquisa avaliará sete dimensões do clima organizacional da serventia: 1) comunicação, integração e satisfação; 2) desenvolvimento profissional e benefícios; 3) ergonomia; 4) condições de trabalho; 5) processo decisório; 6) conhecimento e habilidade das funções; e 7) satisfação com a liderança e a gestão.
Já a execução da pesquisa será por meio de questionário online em que todos os colaboradores envolvidos deverão respondê-lo no prazo definido. Após, os dados serão tabulados e analisados, sendo o relatório final elaborado em até 10 dias úteis e apresentado em reunião de devolutiva para os gestores envolvidos e indicados pelo cartório.
“Após a devolutiva, recomenda-se que os envolvidos se reúnam para tratar dos apontamentos do relatório e elaboração de um plano de ação relativo aos aspectos que julgarem mais relevantes. O plano de ação deverá ser enviado à consultoria para revisão e sugestões e, na sequência, discutido entre a consultoria e os envolvidos. A serventia deverá, ainda, apresentar aos colaboradores seu plano de intervenção, o qual também será revisado pelos consultores”, finalizou Adriano Sanches.
Os cartórios podem solicitar uma proposta de valores da pesquisa pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (66) 98150-0080 (Whatsapp).
Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT