IMG-LOGO
Notícias

Retrospectiva Anoreg-MT 2017 – Segundo trimestre foi marcado por cursos de grafotecnia, convênio com a CEF e ampliação dos serviços

9 de janeiro de 2018

     

     Convênio com Caixa Econômica Federal, curso de grafotecnia, divulgações de ações de cartórios do estado, treinamentos para Polícia Federal e validação de documentos no exterior na capital foram ações realizadas no segundo trimestre de 2017. Confira na Retrospectiva 2017 da Anoreg-MT.

Abril a junho

     A realização da I Jornada de Estudos da Consolidação das Normas da Corregedoria-Geral da Justiça – Foro Extrajudicial resultou na doação de alimentos pela Anoreg-MT à Comunidade Terapêutica Limiar de Tratamento de Dependentes Químicos.

     Durante o evento, os notários e registradores puderam atualizar seu conhecimento sobre as modificações da Consolidação das Normas da Corregedoria-Geral de Justiça e debateram a padronização dos procedimentos referente aos serviços dos cartórios. As alterações foram em sua maioria acatadas e inseridas na CNGC publicado em novembro de 2017.

     “A diretoria tem trabalhado incansavelmente para estudar todos os pontos da norma que merecem alteração e apresentar essas sugestões à Corregedoria. A intenção da Anoreg, por meio de seus diretores, é contribuir com o Judiciário para trazer melhorias não apenas ao nosso trabalho, mas principalmente para a melhor prestação do serviço à sociedade”, destacou à época a presidente da Anoreg-MT, Niuara Borges.

     O chamado Apostilamento de Haia, regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), passou a ser realizado no 1º Serviço Notarial e Registral de Cuiabá para cidadãos que desejam estudar no exterior ou obter dupla cidadania e validar os documentos (pessoais, diplomas e outros) para serem reconhecidos em outros países. Assim que iniciaram os trabalhos, a grande demanda surpreendeu a tabeliã Glória Alice Ferreira Bertoli. Eram 30 pedidos por mês.

     Um convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) foi assinado para disponibilizar um aplicativo para encaminhar os procedimentos de notificação do devedor e/ou fiduciante, até a consolidação da propriedade, conforme a Lei Federal nº 9514/97 e provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso. Assim, todas as intimações dos mutuários passaram a ser de forma eletrônica, sem a necessidade de contratação de despachantes e deslocamento de funcionários da CEF até os cartórios.

     Outra atuação noticiada no site da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso foi a realização do casamento social pelo Cartório de Porto Alegre do Norte com casais da cidade e de Confresa e Canabrava do Norte durante a Caravana da Transformação do Governo do Estado.

     A participação do vice-presidente da Anoreg-MT, Elmucio Jacinto Nogueira, no VIII Fórum de Integração Jurídica – Direito Notarial e de Registro no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, foi essencial para trazer novidades para a classe no estado.

     Assim também se destacou em junho a atuação do primeiro secretário, Bruno Becker, que levou ao vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, propostas de regularização imobiliária e fundiária para a capital. Becker fora homenageado no III Seminário Internacional Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico pelo intenso trabalho realizado em Nova Ubiratã, onde atua como registrador, contribuindo com o poder público e diversos órgãos para a regularização fundiária da região.

     A Central Eletrônica de Informações (CEI) estendeu-se para representantes da Polícia Federal, que participaram de um curso na Anoreg-MT. A partir desse treinamento oferecido a 15 pessoas, a PF passou a ter acesso às informações relacionadas a determinada pessoa, pois a CEI reúne informações de todas as serventias mato-grossenses, ou seja, das especialidades Registro Civil das Pessoas Naturais; Registro Civil das Pessoas Jurídicas; Tabelionato de Protesto; Tabelionato de Notas; Registro de Títulos e Documentos; e Registro de Imóveis.
     E o curso de Grafotecnia com o professor Luiz Gabriel Passos, promoveu atualização de mais de 90 representantes de cartórios do estado acerca das fraudes e falsificações ocorridas em todo o país.

Leia mais:

Retrospectiva 2017 - Anoreg-MT destaca avanços e fala de projetos para 2018

Anoreg-MT apresenta proposta para regularizar imóveis em Cuiabá

Diretoria da Anoreg-MT participa de congresso em João pessoa

Anoreg-MT e IEPTB-MT doam premiação para concurso promovido pelo judiciário em escolas

Vice-presidente da Anoreg-MT faz balanço sobre Fórum Jurídico

Presidente da Anoreg-MT participará de eleição da Anoreg-BR

Vice-presidente da Anoreg-MT participará do VIII Fórum de Integração Jurídica – Direito Notarial e de Registro

Anoreg-MT doa alimentos não perecíveis a instituição filantrópica

Anoreg-MT ministra curso sobre a CEI para representantes da Polícia Federal

Registrador de imóveis de Campo Novo do Parecis participará de Seminário Internacional de Terras

Registradores debatem melhorias para o registro de imóveis, títulos e documentos nos cartórios de Mato Grosso

Anoreg-mt assina convênio com CEF para intimações de mutuários

Notários e registradores participam de abertura de Jornada de Estudos

Participantes elogiam qualidade técnica do curso de grafotecnia

Cartório do 2º Ofício de Sorriso faz doação de materiais para centro terapêutico

Anoreg-MT alerta para segurança digital e ressalta importância da tradição dos registros públicos

Cartório realiza registro de nascimento dentro de hospital de Cuiabá

Anoreg-mt e IEPTB-MT marcam presença em congresso sobre novo CPC

Cartório de Porto Alegre do Norte realiza casamento social

Validação de documentos para estudar no exterior ou tirar dupla cidadania pode ser feita em cartório de Cuiabá

Anoreg-MT auxilia sociedade sobre os serviços prestados pelos cartórios

Cartório de Campo Verde doa alimentos e game para o hospital de câncer de Cuiabá

 

Assessoria de Imprensa Anoreg-MT

[email protected]

www.facebook.com/anoreg/mt

(65) 3644-8373