IMG-LOGO
Notícias

Retrospectiva 2018 (outubro a dezembro) – 26 cartórios de MT premiados, jornada de estudos, eventos com CNJ e confraternização marcam o último trimestre de 2018

28 de dezembro de 2018

 

     O ano de 2018 foi coroado com a premiação de 26 cartórios de Mato Grosso no Prêmio de Qualidade Total Anoreg-BR (PQTA 2018) por terem atingido os requisitos de qualidade e de prestação de serviços internacionais previstos pela auditoria externa independente que avaliou 201 cartórios inscritos.
 
     A premiação ocorreu no XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, em São Paulo (SP). Os critérios avaliados foram “Estratégia”, “Gestão Operacional”, “Gestão de Pessoas”, “Instalações”, “Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho”, “Gestão Socioambiental”, “Gestão da Informatização e Controle de Dados”; “Gestão da Inovação” e “Compliance”.
 
     São Paulo foi o que teve o maior número de participantes. Porém, Mato Grosso, proporcionalmente, foi o maior vencedor. “Considerando o tamanho do nosso Estado, tivemos o maior número de inscritos e recebemos mais prêmios, inclusive na categoria diamante. Isso muito nos orgulha, pois demonstra o interesse dos colegas em avaliarem os serviços, principalmente com os constantes investimentos em tecnologia e qualificação dos colaboradores, visando justamente a eficiência do exercício da nossa função. Parabéns a todas as serventias inscritas e vencedoras”, exaltou a presidente da Anoreg-MT, Niuara Borges.  
 
     Apoiadora oficial do PQTA 2018, a Corregedoria Nacional de Justiça recomendou que as Corregedorias Estaduais fomentassem a participação das serventias de seus Estados e a corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e sua equipe estiveram presentes no evento prestigiando os cartórios.
 
Confira abaixo os cartórios vencedores do estado:
 
Nome 
Cidade Categoria
Antonio Xavier de Matos Cuiabá Diamante
Benedito Abadio da Silva
 Sorriso Diamante
Cristina Cruz Bergamaschi  
Canarana Diamante
José Luiz da Silva
 Nova Mutum Diamante
Maria Antonieta Marques Cabral
Sinop Diamante
Maria Carolina Magalhães  Lucas do Rio Verde Diamante
Niuara Ribeiro Roberto Borges  
Barra do Bugres Diamante
Osvaldo Reiners
Sinop
Diamante
Paulo Henrique Felipetto Malta
Lucas do Rio Verde Diamante
Velenice Dias de Almeida e Lima
Rosário Oeste Diamante
Vianei Baltasar Perius
Porto Alegre do Norte Diamante
Bruno Becker 
Nova Ubiratã  Ouro
Izilda Alves Fernandes 
Campo Verde Ouro
Maria Helena Rondon Luz 
Cuiabá Ouro
Ary Garcia Filho 
Cláudia  Prata
Edison Luis Cavalcanti Garcia 
 
Pedra Preta  Prata
Elmucio Jacinto Moreira
Tapurah Prata
Joani Maria de Assis Asckar
Cuiabá Prata
Marcelo Linck
Querência Prata
Mateus Colpo
Matupá Prata
Aline Katiúscia da Silva Fidelex
Terra Nova do Norte  Bronze
Bruno Robalinho Estevam  
Colíder Bronze
Rubia Mara Oliveira Castro Girão  
Juara Bronze
Walter Isernhagen 
Porto dos Gaúchos Bronze
Edivaldo Maurício Semensato  
Tabaporã Menção Honrosa
Suelene Cock Correa Dom Aquino Menção Honrosa

 

Segunda Jornada de estudos da CNGCE

 
     Diante dos resultados e do sucesso da primeira experiência, a Associação dos Notários e Registradores realizou no último trimestre de 2018 a “2ª Jornada de Estudos da Consolidação das Normas Gerais da Corregedoria-Geral da Justiça – Foro Extrajudicial (CNGCE)” para buscar melhorias nos serviços e mais integração com a magistratura. 
 
     Entre os temas debatidos estavam os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) no Registro de Imóveis, padronização da Alienação Fiduciária de Bens Imóveis e Execução Hipotecária Extrajudicial, considerações acerca das pessoas jurídicas registráveis em RCPJ; além de padronização nos procedimentos de usucapião extrajudicial e cobrança de emolumentos conforme Provimento 7/2018 da Corregedoria-Geral, panorama geral das atualidades no Protesto Extrajudicial, SINTER - Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais, auditor fiscal, Central de Informações do Registro Civil Nacional (CRC), procedimento para a ratificação dos registros imobiliários decorrentes de alienações e concessões em terras públicas situadas na faixa de fronteira.
 
Brasília
 
     A presidente e a diretora de Protesto da Associação dos Notários e Registradores, Niuara Borges e Velenice Lima, participaram da reunião da Anoreg-BR em Brasília onde foram debatidos temas como apreciação, deliberação e manifestação da Anoreg-BR sobre o e-notariado, normativas mínimas para o extrajudicial, além de outras intimações do CNJ; balanço do XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro (SP) e do PQTA 2018 e outros.
 
     Elas também estiveram no Tribunal Superior do Trabalho (TST) participando do Seminário Desburocratização do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para debater a racionalização de atos e procedimentos administrativos no âmbito do Poder Judiciário.
 
MT tem horário diferenciado desde 2011
 
     Enquanto o Projeto de Lei 15/2018 foi aprovado no Senado Federal, autorizando os cartórios a ampliarem seu horário de funcionamento para além das seis horas diárias e permitir que os tabeliães de notas façam diligências e atos fora da sede, a presidente da Anoreg-MT, Niuara Borges, informou que os cartórios de Mato Grosso já funcionam das 9h às 17h. 
 
     Para ela, a proposta da Comissão Mista de Desburocratização não surpreende os profissionais do Estado. “Em Mato Grosso já trabalhamos em horário diferenciado desde 2011, ou seja, cumprimos oito horas diárias de trabalho, proporcionando à sociedade serviços de qualidade e com segurança jurídica. Mesmo assim, vimos com bons olhos a criação desse projeto de lei, o qual ressalta ainda mais a importância da nossa atividade, oferecendo ao cidadão a possibilidade de contar com mais tempo para ir ao cartório”.
 
Cursos e eventos
 
     O Curso “As obrigações fiscais, financeiras e trabalhistas dos interinos designados para os serviços notariais e de registro de Mato Grosso” foi oferecido pela Anoreg-MT para interinos e substitutos, bem como contadores dos cartórios. A capacitação foi conduzida pelos palestrantes Antonio Herance Filho e Anderson Herance, que explanaram aspectos do eSocial; números cadastrais (CNPJ/CEI/CPF/CAEPF); e sucessão da responsabilidade trabalhista, entre outros. 
 
     O Cartório do 1º Ofício de Poxoréu promoveu um dia de treinamento voltado 17 colaboradores, sendo 14 da serventia e três da Anoreg-MT sobre “Alienação Fiduciária”, cuja expositora foi a titular do cartório, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, envolvendo partes teórica (aspectos legais) e prática para que os colaboradores da Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI) tivessem conhecimento do funcionamento desta plataforma no cartório. 
 
 
   
   O Cartório do 2º Ofício de Sinop realizou casamentos comunitários envolvendo 157 casais da cidade e dezenas de casais também de Santa Carmen, em parceria com as Prefeituras. A serventia foi responsável por realizar a habilitação e a cerimônia dos casamentos. “Com um sentimento de gratidão pela oportunidade, nós do Cartório do 2º Oficio de Sinop trabalhamos com extremo empenho e dedicação, o que nos trouxe regozijo durante a prestação do serviço social e, ao fim, nos sentimos honrados pela confiança que foi investida a nós”, enalteceu o oficial escrevente Mauricio Ferri.
 
 
   Inúmeros cartórios também realizaram ações de conscientização pelas campanhas do Outubro Rosa e Novembro azul como palestras, divulgações de panfletos para clientes e colaboradores. Assim também promoveram campanhas pelo dia das crianças nos municípios e em prol do meio ambiente, demonstrando o compromisso com a cidadania, o social e a sustentabilidade. 
 
 
   O Cartório do 2º Ofício de Barra do Bugres promoveu curso de capacitação em tradução e interpretação de Libras, com aulas ministradas pela professora Ivoleides Leila Batista do Amaral com a participação de 12 colaboradores.
 
Confranore e convênio Malai
 
     Para proporcionar oportunidades de lazer para os notários, registradores e seus familiares, a Anoreg-MT formalizou convênio com o Malai Manso Hotel Resort, com tarifa especial à classe para os serviços relativos à hospedagem para o segmento de lazer, reservas individuais, válido para diárias, não extensivo à extras e/ou serviços terceirizados.
 
     E para fechar o ano com muita alegria, foi realizado em dezembro o 2º Confranore, evento promovido pela Anoreg-MT e IEPTB-MT, cujo objetivo foi reunir notários, registradores, substitutos e também colaboradores para estreitar o relacionamento e comemorar as conquistas obtidas ao longo deste ano. A confraternização foi no Buffet Tereza Bouret, no Jardim Itália, em Cuiabá com o tema “Noite do Black & White”, que teve um formato descontraído, ambiente agradável, várias programações, atividades lúdicas e DJ. 
 
     Na ocasião foram entregues os certificados dos cartórios que aderiram ao Programa Inspire Qualidade Total – Desafio 90 dias.
 
Leia mais:
 
 
 
Assessoria de Imprensa Anoreg-MT
www.facebook.com/anoregmt
(65) 3644-8373