O segundo trimestre de 2018 em Mato Grosso foi marcado por um projeto que nasceu como piloto do 2º Ofício de Barra do Bugres, planejado em 2016 e realizado em 2017: um dia de prestação de serviços extrajudiciais à sociedade. O projeto “Cartório Amigo” cresceu e a Anoreg-MT decidiu promover as ações em todo o estado.
![]() |
Além dos serviços, o diferencial seria a realização de casamentos sociais em um único dia, tudo organizado pelos cartórios, fato considerado inédito não apenas no estado, mas no país. Tanto que, com autorização da Anoreg-MT, a ideia ultrapassou os limites de Mato Grosso e aportou na Bahia. O tabelião Weslley Bormann, natural de Sinop (MT), assumiu como titular do Tabelionato de Notas com função de Protesto de Canavieiras e levou o projeto para a comarca. |
Assim, ainda em abril foram iniciados os preparativos para o “Cartório Amigo – ações para um futuro melhor”, com o incentivo à participação do maior número possível de serventias, que foram estimuladas a gravar vídeos para as redes sociais e divulgar em suas comarcas.
A Anoreg-MT enviou peças publicitárias com linguagem visual padronizada. “Criamos uma página específica para o projeto com as artes das peças para confecção de camisetas, faixas, outdoor, adesivos, fullbanner para site e e-mail marketing. As serventias que têm sítio eletrônico podem utilizar o fullbanner na página principal e fazer a adesão ao e-mail marketing até o término da campanha”, orientou à época a superintendente da Associação, Anete Ribeiro.
Em Cuiabá todos os cartórios participaram e no interior foram todos os que eram sedes de comarcas, somando mais de 80 serventias. Na capital, Associação e os Cartórios Xavier de Matos (Coxipó da Ponte) e 3º Tabelionato de Notas e Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais (do Centro) tiveram a parceria da Defensoria Pública de Mato Grosso para receber os documentos dos mais de 400 casamentos realizados. |
A ação também contou com a parceria da Rede Ambiental e de Responsabilidade Social (Rares-MT) e o apoio da Corregedoria-Geral de Justiça. “Muitas vezes o cidadão precisa de um documento, ou mesmo tem o sonho de oficializar a união, mas não tem condições”, ponderou a desembargadora corregedora Maria Aparecida Ribeiro.
A presidente da Anoreg-MT, Niuara Borges, parabenizou a todos os cartórios que “confirmaram a máxima de que juntos somos mais fortes! Missão cumprida com louvor! Foi lindo o dia de sábado, uma lição a todos nós: de que somos uma força muito grande e quando nos unimos, somos capazes de realizar o que não imaginávamos ser possível”.
Encontro com CNJ e correições
As presidentes da Anoreg-MT, Niuara Borges, e do Instituto de Estudos de Protesto (IEPTB-MT), Velenice Lima, participaram de reunião com equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça para tratar das metas para o foro extrajudicial. As tabeliãs colocaram-se à disposição para melhorar cada vez mais o trabalho e destacaram que os cartórios de Mato Grosso têm caminhado em consonância com o CNJ na busca por qualidade na prestação do serviço à sociedade. Foi a primeira vez que a Corregedoria Nacional de Justiça inspecionou os tribunais do país.
![]() |
Os cartórios da Comarca de Cuiabá foram correicionados pela Corregedoria-Geral da Justiça, no segundo trimestre. O trabalho consistiu na inspeção para verificar a funcionalidade, segurança predial, além da avaliação dos livros, papéis e atos. “Em Cuiabá, todos os cartórios são bem estruturados. Possuem todos os livros necessários, os atos são perfeitos”, afirmou a juíza diretora do Fórum da Capital, Edleuza Zorgetti. As comarcas do polo – Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Poconé e Chapada dos Guimarães – também foram vistoriadas, assim como a Central de Testamento da Anoreg-MT. |
Integração com o Poder Judiciário
A Anoreg-MT promoveu o “Encontro de Integração Administrativa entre os Serviços Extrajudiciais e o Poder Judiciário” para estreitar o relacionamento entre notários/registradores e juízes de direito. A juíza diretora do Foro da Comarca de Cuiabá, Edleuza Zorgetti, afirmou que “essa integração é muito importante, uma vez que o juiz, conhecendo o funcionamento do extrajudicial, muitas vezes nem precisará solicitar determinadas informações, imprimindo mais celeridade nos trâmites processuais”. |
![]() |
O juiz diretor do Foro da Comarca de Várzea Grande, Jones Gattass, observou que “a Corregedoria-Geral da Justiça está realizando correições nos cartórios e o Poder Judiciário só engrandece com eventos desse nível, pois passamos a conhecer as dificuldades de todo o Estado”. E a juíza da Vara Especializada em Execução Fiscal, Adair Julieta, que acompanhou diversas correições nos cartórios, informou que a participação no encontro é “uma oportunidade de aprendizado, uma vez que sempre surgem posicionamentos divergentes. Estamos aqui para melhor conhecer e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do extrajudicial”.
Desafio 90 dias
Cartórios participaram do “Programa Inspire Qualidade - Desafio 90 dias” iniciado em junho com a consultora Thais de Paula Ribeiro, que apresentou situações práticas e orientações para atividades da serventia, com o acompanhamento da consultoria profissional durante todo o tempo. Durante o programa, os notários e registradores aprenderam como analisar ambiente interno e externo; criar um planejamento estratégico, padrões de trabalho para aumentar a produtividade e qualidade interna, sistemática para problemas e como agir para que não voltem a acontecer; como iniciar um plano de mentalidade e ações para prevenção de riscos de negócios. |
![]() |
O primeiro módulo teve a participação de 17 cartórios que aderiram ao programa, que realizou um diagnóstico interno com os participantes e abordadas questões relativas às gestões geral, de clientes, de responsabilidade social, entre outras.
Cursos e eventos
![]() |
Entre os cursos realizados no segundo trimestre destaca-se a “Usucapião Administrativo”, cujos palestrantes foram o oficial do Cartório de Campo Novo do Parecis, José de Arimatéia; o oficial de Diamantino, Paulenes Cardoso; e a tabeliã de protesto de Rosário Oeste, Velenice Lima. Eles analisaram o procedimento da usucapião no Cartório de Registro de Imóveis, do conteúdo prático de Direito Material e da Ata Notarial de Usucapião. |
A Anoreg-MT também esteve presente na audiência pública “Regularização Fundiária em Áreas Urbanas e Rurais de Mato Grosso”, da CGJ-MT que definiu eixos para nortear os debates. O eixo 2 sobre o Usucapião Extrajudicial – Contratos de gaveta foi apresentado pela registradora Maria Aparecida Bianchin, representante da Associação dos Notários.
Divórcio por escritura pública, protesto extrajudicial, ata notarial, usucapião extrajudicial, liderança e gestão ambiental, treinamento 5S, foram alguns cursos oferecidos pela Associação na modalidade Ensino à Distância (EAD) para notários e registradores com palestrantes convidados que possuem alta capacidade técnica. Os cursos são parceria com a Escola Mato-Grossense dos Notários e Registradores (Emnor) e as inscrições são feitas pelo site iehead.com.br.
Enquanto os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário analisavam a viabilidade de suspender o expediente por uma semana por conta da manifestação dos caminhoneiros, todos os cartórios do Estado permaneceram abertos para atender os cidadãos e garantir os serviços na esperança de que o movimento resgatasse a vontade de um Brasil melhor a todos.
Mato Grosso teve uma expressiva participação no “IV Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico da Unicamp”, realizado em Campinas (SP). José de Arimatéia, oficial de Campo Novo do Parecis, vice-presidente da Sinoreg/MT, representou a Anoreg/MT nos debates sobre Regularização Administrativa e apresentou artigo sobre aplicabilidade do georreferenciamento no Registro de Imóveis. Apresentou ainda o projeto “Meu Município à Luz do Registro de Imóveis”, executado pela Unicamp e Kadaster da Holanda em parceria com os Registros de Imóveis de Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra sendo o principal destaque do seminário.
Ainda no segundo trimestre, a presidente Niuara Borges recebeu a visita da presidente da Jucemat, Gercimira Rezende, e a procuradora regional da Jucemat, Katia Diniz, para tratar do reconhecimento e aceitação, pelos cartórios do interior, de documentos expedidos pela Junta como certidões simplificadas, inteiro teor, constituição de empresas, alterações contratuais, dentre outros.
Leia mais:
Notários e registradores podem enviar vídeos convidando para projeto “cartório amigo”
Coleta de documentos para casamento social do “cartório amigo” será no núcleo da Defensoria da avenida do CPA
Anoreg-MT, cartórios e defensoria pública serão parceiros em casamento social do “cartório amigo” em Cuiabá
Curso sobre usucapião administrativo será neste sábado e domingo
Anoreg-MT envia peças publicitárias do “cartório amigo” para divulgação nas serventias
Diretora de protesto da Anoreg-MT ministra curso sobre usucapião administrativo
Cartório do 1º Ofício de Cuiabá recebe equipe de correição do TJMT
Audiência pública: regularização urbana é debatida
Serventias de Cuiabá são correicionadas
Projeto Cartório Amigo conta com apoio da Corregedoria-Geral de Justiça
Presidentes da Anoreg-MT e IEPTB-MT participam de reunião com CNJ
Casamento social visa proporcionar a garantia de direitos aos casais em MT
Anoreg-MT oferece cursos à distância em diversas áreas para notários e registradores
Juíza realiza correição na central de testamento, na Anoreg-MT
Confira os serviços que serão oferecidos no projeto cartório amigo em MT
Cartórios funcionam normalmente em Mato Grosso
Projeto “cartório amigo” realizará sonho de 242 casais em Cuiabá
Encontros do “Programa Qualidade – Desafio 90 dias” começam dias 9 e 10 de junho na Anoreg-MT
Ideia do Cartório Amigo de Mato Grosso será aplicada por cartórios da Bahia
Projeto “cartório amigo” conta com participação de todos os cartórios de Cuiabá
Mensagem da presidente da Anoreg-MT sobre o sucesso do “cartório amigo”
Oficial registrador de Mato Grosso preside mesa de debates em seminário internacional da Unicamp
Anoreg-MT - fotos do casamento social realizado em Cuiabá
Jucemat informa a Anoreg-MT início de expedição de documentos na forma digital
Mais de cem casais celebram união em casamento coletivo em Lucas do Rio Verde, destaca MT Agora
Encontro entre Anoreg-MT e Judiciário é elogiado por magistrados
Representantes de cartórios falam sobre conhecimento adquirido em primeiro módulo do Desafio 90 dias
Debates buscam melhorias em especialidades de cartórios de MT
Melhorias na CNGCE são sugeridas por notários e registradores
Assessoria de Imprensa Anoreg-MT
[email protected]
www.facebook.com/anoregmt
(65) 3644-8373