A presidente em exercício da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Velenice Dias, concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (31 de agosto) à TV Vila Real, afiliada da Record TV, em Cuiabá. Ela falou sobre o aplicativo desenvolvido no Cartório do 2º Ofício de Rosário Oeste, onde é tabeliã de protesto, que ajudará na proteção da violência patrimonial ou financeira contra idosos.
Velenice Dias explicou que o aplicativo está em funcionamento desde julho e que, agora, será cedido à Anoreg-MT para que o compartilhe com os outros 241 cartórios de Mato Grosso.
“Fizemos todos os testes necessários, sendo que agora ele está apto para ser utilizado por todas as serventias mato-grossenses. Por meio desse aplicativo, o notário e registrador que perceber a possível ocorrência de fraude contra os idosos poderá, imediatamente, comunicar a Polícia Civil, o Ministério Público e a Defensoria Pública, bem como o Conselho Municipal do Idoso para que apurem o caso”, informou Velenice Dias.
Ela enalteceu que a comunicação feita pelo notário ou registrador também ficará disponível para todos os cartórios do Estado. “Se uma pessoa comparecer num cartório com a finalidade de tirar proveito de um idoso e for descoberta, não adianta comparecer em outro, pois todos estarão avisados. Essa ferramenta interna de trabalho é mais um benefício que os cartórios disponibilizam à sociedade”, frisou a presidente em exercício da Anoreg-MT.
O novo aplicativo permite comunicar de forma online os órgãos públicos sobre indícios de qualquer tipo de violência, seja física, psicológica, institucional, sexual, discriminação ou negligência, bem como violência patrimonial, que é qualquer prática ilícita que comprometa o patrimônio do idoso, como forçar a assinar um documento ou fazer testamento.
O projeto deriva da campanha nacional Cartório Protege Idosos, idealizada pela Associação Nacional de Notários e Registradores (Anoreg/BR) para proteger essa parcela da população que, durante a pandemia de Covid-19, está mais suscetível a intimidações em razão do isolamento social adotado como principal medida para conter o coronavírus.
Confira abaixo a entrevista. https://youtu.be/F_YxeYaDhLUAssessoria de Imprensa Anoreg-MT [email protected] www.facebook.com/anoreg/mt (65) 3644-8373