IMG-LOGO
Notícias

Presidente da Anoreg-MT participa de lançamento da Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica

22 de outubro de 2021

 

     A presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Velenice Dias, participou na tarde desta quinta-feira (21 de outubro) do lançamento da Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. A ação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros, tem como objetivo beneficiar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Brasil, especialmente durante o período de isolamento social em meio à pandemia de Covid-19.

     Com a adesão da Anoreg-BR, Anoregs estaduais e cartórios de todo o país, a intenção é incentivar denúncias por meio de um símbolo: ao desenhar um “X” na mão e exibi-lo no cartório, a vítima poderá receber auxílio e acionar as autoridades. A ação é uma resposta conjunta ao recente aumento nos registros de violência em meio à pandemia, que teve como uma de suas consequências a exposição de mulheres e crianças a uma maior vulnerabilidade dentro do próprio lar.

   

 

     “Estou muito honrada de poder participar dessa live e, desde já, parabenizo o Conselho Nacional de Justiça e a AMB por este trabalho lindo. Sou filha de família de mulheres que sofreram com a violência familiar. Não a violência física, mas a do tipo: mulher não tem que estudar; se estudar é só para mandar recado para namorado; mulher tem que ficar na beira do fogão. Minha mãe, minha avó e minha bisavó não estudaram e, eu, minha irmã e minhas primas conseguimos quebrar essa corrente. Em honra a elas, é muito bom estar aqui tratando desse assunto”, destacou Velenice Dias.

     Ela acrescentou que tanto a Anoreg-MT quanto alguns cartórios do Estado já fizeram as adesões. “Estamos divulgando e vamos incentivar muito essa campanha, pois temos uma estatística muito triste. No início da pandemia, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública fez uma pesquisa e o Estado de Mato Grosso foi citado. Houve um aumento muito grande de violência contra a mulher. O número de feminicídios aqui aumentou 400%, saltando de 2 em março de 2019 para 10 em março de 2020. No mesmo período, houve uma queda de 21% no registro de boletins de ocorrência. Outro fato que nos entristece é a banalização da violência, isto é, parece que uma violência contra a mulher não tem tanta importância assim. Devemos também olhar para as nossas colaboradoras, e não apenas para nossas clientes. Dos 40 colaboradores que tenho, 30 são mulheres. Vamos ficar atentos, pois é constrangedor falar que está sofrendo violência”.

     Por fim, Velenice Dias garantiu que a Anoreg-MT fará um trabalho de conscientização para que todos os cartórios adiram à campanha.

     Confira a íntegra do lançamento da campanha no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=OYdL-Lq0ENY&t=6390s

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT