IMG-LOGO
Notícias

Presidente da Anoreg-MT é uma das autoras de livro que homenageia a ministra Rosa Weber

27 de setembro de 2023

 

     A presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Velenice Dias, é uma das autoras do livro “Vulnerabilidades e direitos: a perspectiva da realidade dos debates de Direitos Humanos”, lançado nesta terça-feira (26 de setembro) durante a 2ª Sessão Extraordinária de 2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A publicação foi organizada pela juíza mato-grossense Amini Haddad Campos e homenageia a ministra Rosa Weber, que presidiu sua última sessão como presidente do CNJ, antes da aposentadoria. Ela também se aposenta do Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa foi promovida de forma institucionalizada pelo CNJ como parte da Política Judiciária Nacional Pró-Equidade.

A juíza auxiliar da presidência do CNJ, Amini Haddad, leciona a disciplina Direitos Humanos para mestrandos do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e seus alunos produziram os artigos. Ela explicou que o livro é dedicado à ministra Rosa Weber por sua dimensão histórica que imprimiu à sua vida e à sua existência.

   

   

     Velenice Dias registrou estar  muito feliz por fazer parte desse trabalho. "É com muito orgulho e satisfação que alcanço mais um objetivo pessoal e profissional. Compor o quadro de autores de um livro em homenagem à ministra Rosa Weber e, poder entregá-lo em mãos, é indescritível. Só tenho a agradecer à juíza e nossa professora Amini e aos colegas de mestrado por essa experiência maravilhosa. Que venham muitas outras obras!", destacou.

     

 

        O livro é repleto de cronologias que destacam as estruturas que foram formatadas a partir da sua inserção no Judiciário brasileiro. "Ela começou nesse processo histórico em 1976. Há quase 50 anos dedicada à magistratura. Trilhou todos os graus de jurisdição com dedicação, competência e trabalho. A primeira magistrada de carreira a compor o STF e a presidir o CNJ. Ações múltiplas foram implementadas em sua gestão e estas atestam novos paradigmas às estruturas do Poder Judiciário. (...) Obrigada por sua coragem ao enfatizar um direito e também um dever de consagração de políticas de estado. Obrigada por seu exemplo, vou levar todos os dias da minha vida, na minha mente e no meu coração”, disse Amini Haddad à ministra, durante o lançamento do livro.

Além de Velenice Dias, também assinaram os artigos Artur Barros Freitas Osti; Camila Torres Zago; Cleiton Pereira Alves; Cristiano dos Anjos Lopes; Evana Castella; Geraldo Fernandes Fidelis Neto; Giovana César Scherner; Heckyelly Mendes Pereira; Lécia Nidia Ferreira Taques; Paolo Diego Dias Moura Gomes; Renata Beatriz Bilégo; Renatta Souza Carvalho Tirapelle; e Wilson Botelho de Carvalho Neto (Com informações do TJMT).