A presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Velenice Dias, proferiu palestra nesta quarta-feira (19 de outubro) sobre o tema “Panorama estadual das medidas de incentivo à quitação e renegociação de dívidas protestadas”. A exposição foi feita durante o “Curso Prático de Protesto” promovido pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT), em Cuiabá, do qual ela também é vice-presidente.
Velenice Dias informou que o número de renegociações de dívidas no Estado pelos cartórios ainda é baixo. “Acredito que os cartórios precisam divulgar mais a prestação desse serviço, que também é muito útil para a sociedade, haja vista a possibilidade de credor e devedor se acertarem com a intermediação do tabelião, figura neutra e que contribui com sugestões para a solução pacífica de cada caso”.
Entusiasta das medidas de incentivo à renegociação e quitação de dívida pelas serventias, Velenice Dias tem colocado o serviço em prática no 2º Ofício de Primavera do Leste. Ela demonstrou que a serventia detém uma carteira de protestos ativos de empresas privadas como credoras de elevada monta. “Há muitas possibilidades de trabalhar nesses casos e precisamos contribuir para que a população conheça esse serviço e o utilize com mais frequência, uma vez que ela própria será beneficiada com a resolução da sua pendência em tempo recorde”.
Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT