Fala, pessoal! Depois de 3 anos “sumido” do JusBrasil, decidi voltar a postar artigos por aqui e essa volta tem um motivo: Ontem, por curiosidade, abri as minhas estatísticas de visualizações e percebi que nos últimos 3 meses obtive 1.839 visualizações nas publicações que escrevi há mais de 3 anos nessa plataforma.
Por isso, eu decidi compartilhar com vocês um tutorial completo com as estratégias que me garantiram +110.000 visualizações nos artigos publicados aqui no Jusbrasil.
Histórico
Quando comecei a publicar artigos por aqui, eu era somente um “replicador” de notícias e percebi que com isso eu não iria atingir o meu objetivo principal, que era conseguir mais clientes para o meu escritório de advocacia.
Vejam as estatísticas das minhas primeiras publicações:
Convenhamos, nada impressionante.
Eu comecei a fazer uma análise dos artigos que mais bombavam aqui no Jusbrasil e percebi que neles existiam alguns fatores que se repetiam, como: Imagem, Título, Linguagem e Hiperlinks e isso mudou minha trajetória por aqui.
Vamos conversar sobre cada um desses fatores em tópicos.
1) Imagem de Capa
Você viu que eu coloquei uma imagem no começo desse artigo? Não foi por acaso!
Sempre que eu abro o Newsletter do Jusbrasil (aquele e-mail que eles encaminham todo dia com as publicações mais indicadas) vejo que os artigos que estão por ali sempre possuem alguma imagem vinculada.
Na página principal do Jusbrasil é a mesma coisa, os artigos que possuem imagens estão, quase sempre, no topo da plataforma.
Se você quer atrair visualizações para o seu artigo, é importante que chame a atenção das pessoas que passam por ele, a imagem serve exatamente para isso!
Por sinal, indico que vocês produzam as próprias imagens, o Canva, por exemplo, é uma plataforma online que você consegue produzir as suas próprias imagens de divulgação (já fiz um tutorial sobre essa plataforma AQUI)
2) Capriche no Título
Aqui é um ponto que muita gente erra!
Os Advogados costumam ser muito técnicos na produção de artigos, por isso, não é difícil encontrar artigos por aqui com os seguintes títulos: “Novidades da Lei 13.709/2018” ou “Aspectos Jurídicos da Alienação Parental”.
Você acha que o seu cliente vai pesquisar dessa forma? Você acha que ele vai ler um artigo com esse título? Tenho certeza que não!
Nos exemplos que citei, ficaria MUITO melhor se estivessem escrito “Dicas Infalíveis sobre a LGPD” ou “Sua Ex-Mulher está falando mal de você para o seu filho? Saiba o que fazer!”.
Esses são os meus artigos mais vistos por aqui:
Você viu o que eles têm em comum? Os títulos são extremamente objetivos e exemplificativos: “6 Exemplos...”, “5 Direitos”.
Não adianta você escrever um artigo que seja muito bom, que realmente faça com que as pessoas que lerem o artigo obtenham respostas, se essas pessoas não se sentirem atraídas para lê-lo.
3) Não use o Juridiquês e não siga a ABNT
Quando eu comecei a fazer Direito, eu ficava procurando palavras difíceis no Google para colocar nas provas e parecer mais inteligente, e parece que algumas pessoas fazem isso para escrever artigos.
O cliente não vai te contratar por você escrever difícil, ele te contratará se ele entender o que você esta escrevendo e perceber que possui um direito sendo violado.
Escreva sem Juridiquês, escreva com a língua da pessoa que você quer que leia aquele artigo.
Outro ponto que faz com que as pessoas não escrevam artigos por aqui é porque elas associam diretamente aos artigos acadêmicos de 15 laudas, referências bibliográficas e seguindo as normas da ABNT.
O mundo real é diferente do mundo acadêmico.
O Cliente não vai ler um artigo de 15 páginas, seja objetivo e direto, mostrando os direitos que o leitor possui.
4) Coloque Hiperlinks com os artigos anteriores e citações de artigos
Um dos melhores tipos de cliente é aquele que te conhece pela sua técnica, que sabe o quanto você é bom no que faz.
Uma estratégia interessante é fazer remissões de artigos anteriores com a utilização de Hiperlinks, que é aquela opção de clicar em palavras específicas e direcionar para um link externo.
A mesma dica funciona para a remissão de artigos e decisões jurisprudenciais, afinal, um artigo não é uma petição, você fundamenta e coloca o hiperlink, a pessoa que quiser ler o artigo precisa clicar e ser direcionada para o link que você disponibilizou, veja o exemplo abaixo:
“Mas eu sou Advogado (a), o Jusbrasil é uma plataforma para juristas, não para Clientes...”
Pode admitir, a frase acima já deve ter passado pela sua mente, também já passou pela minha, mas tem uma coisa que o Jusbrasil proporciona que é difícil você encontrar com facilidade: Audiência.
O seu objetivo para atingir clientes é ficar bem ranqueado no Google, para que as pessoas de fora do mundo jurídico pesquisem por termos específicos e encontrem os seus artigos, esse é o motivo pelo qual eu obtenho centenas de visualizações nas minhas publicações mesmo sem estar publicando com frequência.
Olhe o que aparece se eu digitar “direito do consumidor banco” no Google:
Ai quando você vai dar uma olhada nos comentários:
Uma possibilidade de conseguir um contrato com cliente pessoa física, para entrar com um processo, com um artigo publicado há 4 anos.
Imagine se você produzir um artigo por semana? A quantidade de oportunidades para o seu escritório de advocacia é absurda!
Usamos cookies para otimizar nosso site e nosso serviço.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.