Na noite desta terça-feira (1º de agosto), dezenas de notários e registradores participaram da live “PQTA Anoreg – Qualidade nos cartórios de Mato Grosso: lições aprendidas e boas práticas”, realizada pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) e transmitida pelo canal da instituição, no Youtube.
A diretora de Protesto da Associação, Niuara Ribeiro Roberto Borges, foi a condutora do evento e fez um breve histórico da participação das serventias mato-grossenses, além de ressaltar a importância de participarem da premiação. “Mato Grosso sempre foi destaque com o maior número de inscritos, o que engrandece nossa classe e leva o nome do Estado para todo o país. Somo, por dois anos consecutivos, a melhor Anoreg do Brasil, e toda experiência vivenciada em cada edição do PQTA serve para o aperfeiçoamento da atividade notarial e registral. Para se ter ideia, quando comecei, em 2013, não parei mais. Em Barra do Bugres, fizemos muitos projetos junto à sociedade, o que alimenta nossa alma, como dia das crianças, palestras em escolas, plantação de mudas de árvores, dentre outros”.
Alcione Montani Ducceschi Fontes, do Cartório do Distrito de Engenho Velho, contou que, inicialmente, não participaria do prêmio, pois o cartório é pequeno e conta com poucos funcionários, mas que foi convencida pela Anoreg-MT, por meio da presidente, Velenice Dias. “Com a participação no PQTA podemos avançar muito; ver os pontos fortes e fracos; fazer planejamento de médio a longo prazo; dentre outros benefícios. Na primeira participação, não esperávamos premiação, mas, para nossa surpresa, conseguimos o prêmio Diamante. Destaco também que fiquei surpresa com a seriedade como a avaliação é feita, ou seja, dia e hora marcados, conversas com os avaliadores e tudo somente foi possível pelo trabalho em equipe. Espero que todos se motivem e se inscrevam este ano. Nos vemos na festa de premiação”.
Ricardo Fabricio Seganfredo, do 2º Ofício de Pontes e Lacerda, relatou sua experiência. “Logo que assumi a serventia, percebi que era necessária uma grande mudança. De início, contratei consultoria para me ajudar com os trabalhos, os quais têm gerado efeito muito positivo na equipe e na sociedade. A iniciativa de implementar uma gestão da qualidade e ser avaliado é dar a cara a tapa, ver o que está dando certo e o que está errado. Hoje, por exemplo, vejo como fundamental a padronização dos serviços, pois sabemos que as pessoas passam e precisamos minimizar esse tipo de impacto”.
Julian Barros da Silva, do 1º Ofício de Barra do Garças, pontuou que, assim que assumiu a serventia, contratou duas consultorias, sendo que o primeiro ano não pensou em premiação. “O grande desafio é transformar o PQTA em efetividade. Com ele, temos maior segurança nos nossos processos internos e conhecemos melhor nossos colaboradores, os quais precisam de uma qualificação contínua. No fim das contas, penso que, com o PQTA, temos uma instituição mais fortalecida”, resumiu.
Por sua vez, Cristina Cruz Bergamaschi, do 2º Ofício de Canarana, disse que “é de extrema importância levantar todos os processos do cartório para melhoria na gestão, sendo que as avaliações para o PQTA ajudam neste sentido. Em 2011, participei pela primeira vez do PQTA e ganhei o prêmio máximo, que era a Categoria Ouro. A qualidade é sem fim, pois sempre tem algo a ser feito, e as premiações dão status muito bom de confiabilidade junto à sociedade e Poder Judiciário. Sinto que tenho um respeito por isso, pelas participações e prêmios conquistados. É uma forma de mostramos o que fazemos, inclusive, nas ações socioambientais”.
Já Velenice Dias de Almeida, do 2º Ofício de Primavera do Leste, informou que, antes de ser aprovada no concurso público para cartório, trabalhou no Banco do Brasil. “Lá, tínhamos o 5S, época em que me falaram que eu era desorganizada, o que não admitia, mas as avaliações para o PQTA me confirmaram isso, quando comecei a trabalhar para mudar esse cenário. Tenho aprendido muito com os prêmios de qualidade”.
Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT