Notários e registradores de diversos cartórios do Estado conheceram no último sábado (23 de setembro) os serviços prestados pela Acordia, empresa especializada em conciliação, mediação e arbitragem que tem como foco principal a resolução de conflitos de forma célere, econômica e segura. A apresentação foi feita pela presidente da Acordia, Melanie Tonsic, durante a realização do curso “A Lei 13.465/2017 e os Novos Instrumentos para a Promoção da Regularização Fundiária Urbana, Rural e Usucapião Administrativo”, na sede da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT).
![]() |
Na ocasião, foi informado aos notários e registradores a existência de um termo de cooperação técnica firmado entre a Anoreg-MT e a Acordia, cuja intenção é propagar essa ferramenta de solução dos conflitos sem a necessidade da intervenção do Poder Judiciário. A proposta é que os termos de acordo firmados também sejam formalizados por escritura pública, o que garantirá às partes mais segurança jurídica, uma vez que os notários e registradores possuem fé pública. |
Melanie Tonsic explanou que atualmente existem mais de cem milhões de processos em trâmite no Judiciário brasileiro, cujos pedidos de indenizações ultrapassa quatro trilhões de reais. Conforme a presidente a Acordia, 40% dos processos versam sobre direito do consumidor.
Ela explicou que a empresa oferece soluções de conflito de forma rápida, eficiente e econômica. “Estamos preparados e aptos a atuar nas áreas de família, inventário, separação, agronegócio, empréstimo, financiamento, dentre outras, e toda a sociedade pode utilizar os serviços da Acordia, sendo que estamos amparados pelo Código de Processo Civil, resoluções do Conselho Nacional de Justiça e demais normativas”. |
![]() |
Segundo Melanie Tonsic, as vantagens de solucionar os conflitos extrajudicialmente são redução de custos/tempo; autonomia de vontade das partes; sigilo; eficiência; flexibilidade; manutenção e restabelecimento dos relacionamentos.
A Acordia também oferece como diferencial o fato de disponibilizar software online para que as partes possam, num primeiro momento, conversarem sobre o conflito sem a necessidade de um mediador. Todas as tratativas são feitas pela internet e, caso não consigam chegar a um acordo, podem requerer a intervenção de um mediador/árbitro, que é um profissional diferenciado, ou seja, cada matéria é discutida por um especialista da área.
Assessoria de Imprensa Anoreg-MT
[email protected]
www.facebook.com/anoreg/mt
(65) 3644-837