IMG-LOGO
Notícias

Livro publicado pela Editora Juspodivm conta com a participação de tabelião substituto do 2 Ofício de Campo Novo do Parecis

27 de maio de 2019

 

     O notário e registrador substituto do 2º Ofício de Campo Novo do Parecis, Anderson Nogueira Guedes, teve seu primeiro trabalho publicado na obra “Tabelionato de Notas – Temas Aprofundados”, da Editora Juspodivm, lançado no site de vendas da editora no dia 14 deste mês.

 

   

     Ele contou alguns detalhes sobre o livro. Confira abaixo a entrevista:

 

       

1 – Qual é o nome do livro? 

Anderson Guedes: TABELIONATO DE NOTAS – Temas Aprofundados

 

2 – Qual é a editora? 

Anderson Guedes: Editora Juspodivm

   

 

 

3 – Quando foi o lançamento? 

Anderson Guedes: O lançamento, no site de vendas da editora, aconteceu no dia 14 do corrente mês. Já o lançamento oficial e sessão de autógrafos, ocorrerá no XXIV Congresso Notarial Brasileiro e XXI Jornada do Notariado Jovem do CONE SUL, que acontecerá na Praia do Forte – BA, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro de 2019. Todos estão convidados!

 

4 – Onde está à venda? Como adquirir? Quanto custa?

Anderson Guedes: É muito simples adquirir um exemplar da obra, que custa hoje R$79,90. Basta acessar o site da Editora Juspodivm (https://www.editorajuspodivm.com.br/), fazer o seu cadastro, selecionar o livro e efetuar o pagamento. O frete é grátis para todo o Brasil.

 

5 - Qual é o título do artigo/capítulo escrito?

Anderson Guedes: DO RESTABELECIMENTO DA SOCIEDADE CONJUGAL POR ESCRITURA PÚBLICA, AINDA QUE COM FILHOS MENORES, INCAPAZES OU NASCITUROS.

 

6 – Por que a escolha desse tema?

Anderson Guedes: Trata-se de um tema de suma importância para o Direito, sobretudo para os ramos do Direito de Família e do Direito Notarial e Registral, sendo, até agora, praticamente não enfrentado pela doutrina (entendo ser uma visão inovadora).

 

     Defendo, em nosso livro, como tema central do meu trabalho, a possibilidade de se lavrar, em tabelionato de notas, escritura pública de restabelecimento de sociedade conjugal, mesmo que existam filhos menores, incapazes ou nascituros, embasando-me em uma principiologia civil-constitucional norteadora do Direito de Família contemporâneo, como forma de se valorizar e proteger os interesses do casal, de seus filhos e a família propriamente dita.

 

     Espero, com isso, humildemente contribuir com o Direito de Família e o Direito Notarial e Registral do nosso país, levando luz a esse assunto que ainda carece de adequada regulamentação.

 

7 – Como surgiu a ideia de se tornar doutrinador? Há quanto tempo o senhor escreve?

Anderson Guedes: Escrevo há muito tempo.  Desde muito cedo, para falar a verdade. Esse é um sonho antigo. Mas foi há bem pouco tempo que decidi fazer disso mais do que um hobby.

 

8 – Como surgiu o convite para contribuir com essa obra?

Anderson Guedes: Acredito que as portas começam a se abrir em nossas vidas na medida em que nos determinamos a colocar em prática aquilo que sonhamos/almejamos, esforçando-nos e dando os primeiros passos. Foi o que aconteceu!

 

     Comecei a escrever e a publicar os meus artigos e, quando vi, já estava em contato com um dos coordenadores da obra.

 

9 – É o primeiro trabalho publicado ou tem outros? Quais?

Anderson Guedes: É o meu primeiro trabalho publicado em livro. Tenho vários artigos publicados em sites especializados em Direito Notarial e Registral do país, um deles, inclusive, denominado “Uma Escola Chamada Cartório”, foi publicado na Revista da ARPEN/SP de nº 176.

 

10 – De onde vem a inspiração para escrever?

Anderson Guedes: Acredito que o segredo seja se dedicar ao que se propõe fazer e escrever sem pressão, fazendo-o por prazer. Quando nos esforçamos e fazemos o que amamos as coisas simplesmente fluem.

 

11 – Quais autores são suas referências?

Anderson Guedes: Sempre gostei muito das obras de Maria Helena Diniz, Fábio Ulhoa Coelho e Silvio Rodrigues. Hoje, estudo muito pelos livros da Martha El Debs, coordenadora geral da obra, e do Flávio Tartuce.

 

12 – Quais são os seus próximos passos?

Anderson Guedes: Com DEUS à frente de tudo, prosseguirei em busca dos meus sonhos e objetivos! Sei que são ainda os primeiros passos, mas pretendo ir muito mais longe nessa empreitada!

 

     Estou engajado em vários outros projetos e, em breve, acredito que teremos mais novidades.

 

13 – Qual é a mensagem que deixa para os leitores?

Anderson Guedes: Gostaria de agradecer, primeiramente, à Anoreg/MT e à sua equipe pela oportunidade e pelo belo, importante e árduo trabalho realizado ao longo desses anos em prol da classe notarial e registral mato-grossense.

 

     Agradeço, também, aos coordenadores da obra, Martha El Debs (coordenação geral), Izaías Gomes Ferro Júnior e Márcia Rosália Schwarzer, pelo primoroso trabalho e pela oportunidade. É sempre uma honra falar/escrever acerca da nossa atividade, ainda mais ao lado de pessoas tão ilustres e empenhadas em fazer a diferença.

 

     Aos amigos e leitores, ao tempo que os incentivo à busca do conhecimento e à realização de seus sonhos e projetos, pessoais e profissionais, deixo as palavras de Martin Luther King Jr.: “Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo”.

 

Minicurrículo

 

Anderson Nogueira Guedes é Notário e Registrador Público Substituto do Tabelionato Guedes - 2º Serviço Notarial e Registral de Campo Novo do Parecis - MT, com mais de 15 anos de experiência na atividade. Bacharel em Direito. Especialista em Direito Notarial e Registral. Pós-Graduando em Direito de Família e Sucessões e em Direito Tributário. Secretário Adjunto da ARPEN-MT. Integrante/assessor da Comissão de Estudos e Consultas Técnicas relacionados à Especialidade de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da ANOREG/MT. Palestrante. Autor de artigos jurídicos publicados em sites especializados em Direito Notarial e Registral e coautor da obra “Tabelionato de Notas – Temas Aprofundados”, publicado pela Editora Juspodivm. Aprovado em vários concursos públicos para ingresso na Atividade Notarial e Registral.