A notária e registradora em Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato, Anny Caroline Sloboda Anese, participou da terceira edição da Agro Inova, realizada nos dias 22 e 23 de agosto de 2024, em Nova Mutum. O evento se consolidou como um dos principais do setor no estado, atraindo produtores rurais, empresários e especialistas em tecnologia agrícola. Além de palestras, a feira contou com painéis de discussão sobre tecnologias que estão transformando o agronegócio e stands com expositores apresentando soluções inovadoras para o campo. A Agro Inova 2024 foi organizada por uma equipe liderada por Patrik Lunardi, agricultor, empresário e sócio fundador da Agrity, e por Paulo Castro, CEO da TBDC e presidente da Associação Mutuense de Inovação e Tecnologia.
Anny Caroline foi convidada pela Associação Damas da Terra, que promove estudos, pesquisas e debates sobre a atuação das mulheres no agronegócio, além de atuar como uma força representativa nos cenários municipal, estadual, nacional e internacional. A associação também é um instrumento de intervenção político-científica ajustado aos interesses das mulheres no agronegócio.
Em sua participação, Anny Caroline abordou o tema “Ata Notarial: A Nova Fronteira da Prova no Agronegócio”, destacando a importância dos cartórios no setor agropecuário brasileiro. Ela enfatizou a relevância da ata notarial em diversas situações do cotidiano dos produtores rurais, citando o informe técnico nº 341/2023 da Aprosoja, que orienta os produtores a buscarem segurança jurídica por meio da ata notarial desde o ano passado.
Durante a apresentação, também explanou a eficiência econômica dos cartórios em comparação com o Poder Judiciário, abordando as custas judiciais e taxas em casos de ações de antecipação de prova. O painel foi mediado pela advogada e produtora rural Daiana Costa Beber, que também é delegada da Aprosoja e vice-presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum.
Por fim, os advogados Cayo Gabriel Silva Vieira e Thiago André Diniz Molinari, especialistas atuantes no agronegócio, contribuíram com depoimentos gravados, destacando a efetividade dos serviços cartorários e a importância da ata notarial em demandas judiciais e acordos extrajudiciais. A produtora rural Nadia Vilani Costa Beber também compartilhou sua experiência com a ata notarial, ressaltando o papel dessa ferramenta na proteção e segurança jurídica, especialmente em momentos de crise enfrentados pelos agricultores. Os colaboradores do Cartório do 2º Ofício de Nova Mutum estiveram no evento e ficaram à disposição dos presentes para eventuais dúvidas sobre o tema, após a palestra realizada.
Fonte: Cartórios de Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato