O Estado de Mato Grosso é o que conta com mais cartórios inscritos no Prêmio Qualidade Total Anoreg (PQTA) 2022, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), cujo objetivo é premiar os serviços notariais e de registro de todo o país que atendam os requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários. Ao todo foram 23 inscrições, seguido do Ceará, com 22, e Minas Gerais e Pará, com 21.
A presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Velenice Dias, comemorou a notícia. "Aqui no nosso Estado as serventias estão comprometidas em oferecer seus serviços com a maior qualidade e celeridade possíveis. Isso resulta em boa avaliação pelos usuários e nos motiva a, cada vez mais, buscarmos a excelência. Nesse sentido, muito importante é a participação nesse tipo de evento, já que haverá avaliação por auditoria independente, responsável por certificar os melhores cartórios do país. A diretoria da Anoreg-MT torce para que todas as serventias conquistem o prêmio e volte a ser o Estado com maior êxito", pontuou.
Velenice Dias também agradeceu todos os cartórios por aceitarem o convite feito pela Anoreg-MT para que se inscrevessem no PQTA 2022 e relembrou que a instituição publicará as boas práticas desenvolvidas nas serventias participantes na próxima edição da revista da instituição, com uma página dedicada a cada cartório. Além disso, a entidade sorteará uma inscrição em qualquer curso disponibilizado em sua plataforma Ensino a Distância (EAD) entre os cartórios que aderirem ao “Cartório Top” e “PQTA 2022”, cabendo à serventia sorteada a escolha.
AvaliaçãoOs cartórios serão avaliados com base em 10 critérios: Estratégia, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas, Instalações, Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão Socioambiental, Gestão da Informatização e do Controle de Dados, Gestão da Inovação, Compliance e Continuidade do Negócio. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Ao final, cada cartório recebe um relatório individualizado de sua auditoria, com uma comparação com os demais concorrentes, e a Anoreg/BR publica um Manual de Boas Práticas com recomendações e destaques observados durante o período de avaliação.
O PQTA ainda concede o reconhecimento destaque, o Prêmio Rubi Nacional, para os cartórios que conquistaram quatro prêmios Diamante consecutivos ou oito participações consecutivas no PQTA com evolução, incluído o resultado obtido neste ano, no PQTA 2022.
Digital
Em 2022, o projeto incorpora o Prêmio PQTA Especialidades – Edição Cartório Digital, que reconhecerá as inovações do setor. Os requisitos foram personalizados para cada uma das cinco especialidades extrajudiciais: Notas, Protesto, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil das Pessoas Jurídicas e Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas. Esta nova modalidade independe dos prêmios nas demais categorias e será atribuída aos cartórios que atenderem aos critérios disponíveis no Anexo III do Regulamento.
Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT