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Importância do cliente é abordada por consultora em evento da Anoreg-MT

3 de julho de 2021

 

   A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) e a Escola Mato-grossense de Notários e Registradores (Emnor) realizaram na manhã deste sábado (3 de julho) o penúltimo dia do evento “Momento da Qualidade”, com a consultora Thais Ribeiro, da Íntegra Soluções.

     Ela abordou como os cartórios devem gerir seus clientes, destacando que a serventia somente existe em decorrência de clientes. “Como clientes, temos uma certa postura e, quando estamos do outro lado do balcão, temos outra. Aí é que está o xis da questão: como estamos nos portando?”, indagou Thais Ribeiro.

     A consultora registrou que “é preciso ter respostas rápidas na ponta da língua. É preciso que o cartório tenha um único propósito. Se não tiver o foco no cliente, nada vai funcionar. Todas as pessoas da equipe precisam ter respostas para fazerem as mudanças que precisam para impactar a vida do cliente e das pessoas. Quanto mais você focar num propósito, trabalhar com ele dentro do cartório, uma cultura interna se formará, sendo que ela vai trazer o diferencial do cartório na região que você está. O propósito do cartório precisa estar alinhado com uma boa filosofia da qualidade para entregar o melhor serviço ao cliente”.

   

     Thais Ribeiro disse que o cliente “não é só o que vem da rua, vai além, é o próprio colega de trabalho. Se eu não trato bem minha equipe, ela vai tratar bem o cliente? Muito difícil. E, nesse caso, o cartório como um todo é avaliado, e não apenas a Maria ou João. Por isso, é preciso que haja um canal de comunicação aberto dentro da serventia para tratar do assunto”.

     A expositora também elencou os maiores pecados capitais de uma comunicação eficiente (fofoca, julgamento, negativismo, desculpas, exagero e dogmatismo) e sugeriu que todos sejam sanados praticando a honestidade, autenticidade, integridade e amor.

     Por fim, abordou a era do consumidor 4.0; os sete erros do atendimento; qualidade do serviço; e o processo do despertar da empatia; e questões voltadas à sustentabilidade.

Assessoria de Comunicação Anoreg-MT