IMG-LOGO
Notícias

Espiritualidade e resiliência é tema de apresentação de colaboradora da Anoreg-MT

5 de dezembro de 2020
 

     A coordenadora administrativa da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Andreia Ferreira de Souza, falou sobre “Espiritualidade e resiliência” na manhã deste sábado, em evento realizado pela Escola Mato-grossense de Notários e Registradores (Emnor).

     Ela informou que conheceu o significado da palavra resiliência durante o curso de especialização em coaching, em 2016. “Ficamos expostos à diversas dificuldades, mas o homem consegue superar esses obstáculos, ou seja, tem capacidade de saber que tudo vai melhorar. E, superando as dificuldades, consegue construir a resiliência”.

     Conforme Andreia Ferreira, resiliência significa resistência. “Na física, é a resistência de um material. Na psicologia, significa voltar ao estado anterior. É superar um sofrimento, uma dificuldade. O homem resiliente adquire resistência física e visão otimista para se reconstruir a cada dia. Consegue enfrentar situações adversas, acreditando em suas crenças, usando a fé para superar os obstáculos”.

     Você quer ser resiliente?, questiona a colaboradora da Anoreg-MT. Para isso, “você precisa passar por uma adversidade. Não existe resiliência sem adversidade. É um fator necessário para a resiliência. Como exemplo, temos o ano difícil de 2020, ano de perdas prematuras, crise, isolamentos, incertezas. Quantas mudanças foram necessárias fazermos no nosso cotidiano e nos adaptarmos a elas? Muitas! Em janeiro fizemos um planejamento estratégico e a partir de março tudo mudou. Readequações, adaptações. A resiliência é mudança e adaptação ao novo”, enalteceu Andreia Ferreira.

     Ela também destacou a diferença de uma pessoa resiliente para outra, bem como suas características. “Os resilientes possuem muitas características como bom humor, persistência, inteligência, altruísmo, otimismo, disciplina, perseverança, amor ao próximo, disponibilidade em ajudar, abertura para o novo, generosidade, dentre outras”.

     Na avaliação de Andreia Ferreira, é preciso ter essas características para vencer as adversidades. Ela compartilhou quatro palavras que aprendeu quando estava escrevendo seu artigo e que as coloca em prática em situações de estresse: entrego, confio, aceito e agradeço. “Entrego a adversidade. A quem? A Deus, nosso ser superior. Confio. A quem? A Deus. Aceito. Enfrento o problema de frente. Agradeço. Pela pessoa melhor que posso me tornar, pelo testemunho de vida que posso dar”.

     Para finalizar, ela deixou a seguinte frase: “Transforme a sua dor em seu superpoder. Não é fácil superar a adversidade, mas temos que ter força para isso”.

     Clique aqui para ler o artigo.