IMG-LOGO
Notícias

Diretora de Tecnologia e colaborador da Anoreg-MT falam sobre a CEI-MT em evento da Corregedoria

31 de agosto de 2021

     As funcionalidades da Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT) foram abordadas pela diretora de Tecnologia e pelo colaborador da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Maria Aparecida Bianchin e Matheus Nascimento, respectivamente. A palestra com os representantes da instituição ocorreu na manhã desta terça-feira (31 de agosto) durante evento organizado pela Corregedoria-Geral da Justiça.

   

     Maria Aparecida Bianchin fez um histórico da plataforma, abordando desde sua criação, em 2015, até as últimas atualizações, as quais permitem apoio ao agronegócio; aos órgãos públicos; possibilitam a todos notários e registradores inserirem na os sinais públicos de seus colaboradores; permitem a comunicação interna entre cartórios; dentre outras vantagens.

   

     Ela também ressaltou que a plataforma vem ganhando notoriedade nacional, principalmente nessa época de pandemia, com aumento de 134% nas solicitações dos serviços prestados pelos cartórios. Comemorou, ainda, o fato de o registro de propriedade em Mato Grosso ser destaque no relatório do Banco Mundial, implusionado também pela utilização da CEI-MT.

     Já o colaborador Matheus Nascimento demonstrou, na prática, as funcionalidades da plataforma, abordando sua integração com o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc); Central de Informações do Registro Civil (CRC); e Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter).

     Informou os serviços oferecidos pela CEI-MT (backup em nuvem para as serventias de nível 1; software light para serventias deficitárias (envio da CEI, gerar QR Code selo); comunicação entre as serventias (Registro e Notas); recepcionar pedidos/comunicados de órgãos públicos; consulta de documentos de identidade (Sesp-MT); pesquisa dinâmica (buscas e visualizações) por matrícula; pedido de certidão (recepcionar pedidos de certidões/traslados); e-Protocolo (recepcionar documento nato-digital ou digitalizado para registro/averbação); módulo Cartório protege Idoso; Sinal Público (notários e registradores) parágrafo único do artigo 393 da CNGCE; Módulo CEI-Alienação Fiduciária para serventias de RI/RTD; Módulo de Transferência de Matrícula (Provimento 14/2019 da CGJ-MT); recepcionar processo de habilitação de casamento por videoconferência (Provimento 7/2021 da CGJ-MT).

     Por fim, mostrou como é feita a comunicação interna entre notários e registradores e como a CEI-MT pode ser utilizada por juízes, assessores e servidores.

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT