O diretor de Imóveis da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Leonardo Guimarães, representou a instituição na abertura do 1º Congresso Estadual de Direito Notarial e Registral do Estado, organizado pela Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB Mato Grosso. O evento foi realizado nesta quarta e quinta-feira (11 e 12 de setembro), na sede da OAB-MT, e reuniu centenas de advogados, notários e registradores e acadêmicos.
Durante a abertura do evento, Leonardo Guimarães destacou que o evento é uma excelente oportunidade de democratização do Direito Notarial e Registral na advocacia, fortalecendo a extrajudicialização praticada pelos Cartórios, como relevante mecanismo do Sistema de Justiça Multiportas de resolução de conflitos.
O evento contou com a presença dos palestrantes José de Arimatéia Barbosa, que é conselheiro de Ética e Disciplina da Anoreg-MT e vice-presidente do Instituto de Registro de Imóveis do Brasil (Irib), e a diretora de Tecnologia da instituição, Maria Aparecida Bianchin. José de Arimatéia ministrou a palestra magna sobre o tema “Registro jurídico e cadastro territorial: coordenação necessária para execução de políticas públicas”, enquanto que Maria Aparecida Bianchin abordou o tema “Visão geral dos procedimentos extrajudiciais: evolução histórica, questões controvertidas e atualidades”.