IMG-LOGO
Notícias

Deficientes auditivos passam a ter atendimento acessível no Cartório do 2º Ofício de Rondonópolis/MT

6 de fevereiro de 2023

 

   A comunidade de aproximadamente 14 mil deficientes auditivos de Rondonópolis conta agora com um serviço diferenciado e acesso facilitado a diversos documentos como procurações, escrituras públicas, certidão de nascimento e casamento. Para garantir acessibilidade e satisfação a todos os usuários, o Cartório do 2° Ofício de Rondonópolis/MT - Tabelionato Bianchin, vem capacitando os seus 56 colaboradores para que possam promover atendimento em Libras aos deficientes auditivos que procurarem os serviços da unidade.

     Uma vez na semana os funcionários participam de um curso ministrado por um dos intérpretes da cidade, Genival Lima. O treinamento foi iniciado no dia 10 de janeiro deste ano e terá a duração de seis meses. Até que todos os colaboradores estejam capacitados, uma vez por semana o Cartório agenda e promove os atendimentos exclusivos às pessoas com deficiência auditiva.

     Entre os serviços oferecidos estão: registros de nascimento; de casamento; de óbito; alteração de nome; apostilamento; reconhecimento de paternidade; atas notariais; procurações; escrituras; pacto antenupcial; reconhecimento de firma; testamento; divórcio e separação extrajudicial, entre outros.

     A tabeliã e registradora Maria Aparecida Bianchin, explica que resolveu oferecer esse diferencial porque acredita que todos os usuários serão atendidos de forma justa através da sua própria língua. “Na minha visão, os cartórios precisam assegurar e promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência. Meus colaboradores, assim como eu, entendemos que estar capacitado em Libras permite e garante a acessibilidade para surdos e mudos aos nossos serviços com segurança e satisfação”.

     O presidente da Associação dor Surdos de Rondonópolis (Assuroo), Sérgio Gonçalves, destacou a importância da iniciativa. “O curso hoje dentro do cartório é muito além do que todos nós da Associação poderíamos imaginar acontecer neste ano de 2023. O primeiro cartório que vejo que se preocupa com este atendimento. O pensamento sobre a inclusão já é um avanço muito grande para nossa sociedade”, completa o presidente da associação existente há 19 anos em Rondonópolis.

 Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT