IMG-LOGO
Notícias

Cuiabana lança livro sobre celebração de matrimônios pelo Brasil

8 de fevereiro de 2023

 

     Apaixonada pela prestação de serviços à sociedade, ativista dos direitos humanos, a cuiabana Juliana Albuquerque também é coautora do livro Celebrantes do Brasil, que traz relatos de matrimônios de todo o país. De sua parte, a jurista comenta sobre uniões matrimoniais.

     "Temos um novo conceito de família contemporânea, unipessoal, homoafetiva, socioafetiva, heteroafetiva, onde as diferenças se tornam irrelevantes quando o amor prevalece. Estamos no século XXI, temos diversos casais que buscam realizar a celebração do matrimônio", conta Juliana.

     À reportagem, a cuiabana conta que um casal em especial a marcou. Isso porque se tratou da oficialização de uma união com mais de 40 anos. Por medo do preconceito presente na sociedade, o casal manteve o relacionamento escondido por todo esse tempo.

     Segundo ela, seu papel como celebrante é garantir o conforto a todos os casais, independente de quem são. "O que eu percebia era que para essas pessoas, essa busca para celebrar a união entre elas era muito difícil. Esse é um momento em que todos ficam muito ansiosos, preocupados com o que irão falar, e não era para ser assim", pontua.

     Juliana celebra casamentos em Mato Grosso e pelo Brasil há quatro anos. Começou quando percebeu que era necessário acolher esses casais que fazem parte da sociedade e também tinham o sonho de se casar.

     Com sua vivência, Juliana e outros autores formaram um grupo em 2016, o "Novo Cerimonial", que reuniu profissionais de todo o Brasil e juntos votaram pela nomenclatura, celebrante social, atualmente utilizada em todo o Brasil. Em 2019 a obra literária "Celebração de Casamento" pautou os pilares profissionais e essenciais para este profissional.

Sobre o livro e onde encontrar

     O lançamento da obra Celebrantes do Brasil, que reúne profissionais de todas as regiões, aconteceu nesta terça-feira, 7 de fevereiro. Nela, 26 celebrantes de diferentes cidades e estados compartilham suas experiências, ensinamentos e técnicas nas mais diferentes situações já vivenciadas.

     Ainda que o mercado, para o celebrante social, seja aberto e livre, não podemos deixar de considerar condutas éticas e boas práticas, como aprendizado necessário e obrigatório para quem atua ou pretende atuar na área. Conhecer a legalidade do casamento e o Código Penal são essenciais para que não se cometa irregularidades e infrações penais. Estudar cerimonial e protocolo contribuirá de maneira incontestável na atuação do profissional, junto das diversas possibilidades celebrativas.

     Para adquirir um exemplar acesse @fibrupameditora e veja as formas de comprar o livro.

EDITORA FIBRUPAM Idealização: Rodrigo do Carmo & Julio Dias Prefácio e Posfácio: Anderson Amaury & Fátima Ziegler Coautores: Adriana Galvão, Adriana Miguel, Adriana Ramos, Ana Marley, Ari Santos, Arimatéa Junior, Cláudio Fernando, Éric Lucke, Francisco de Assis Bittencourt, Iêda Lima, Isaque amasceno, Janay Leandro, Jean Brehm, Juliana Albuquerque, Kellen Lovato, Lara Almeida, Mailson Morais, Marcelo Ribeiro, Moisés Ricardo, Osvaldo Junior, Rafael Arkanjo, Regina Midori, Roberto Kisz e Vinicius Ferreira.

Fonte: Jornal Estadão Mato Grosso