Os dados da terceira edição do ENAC estão disponíveis no Painel BI, na página do Exame, no portal do CNJ. Como previsto no edital, os habilitados receberão por e-mail o link de acesso ao certificado de habilitação. A Corregedoria Nacional tem até 45 dias, contados a partir da homologação, para a expedição, mas a previsão é de que o processo seja concluído bem antes do tempo, como ocorreu nas duas primeiras edições do certame.
O Exame Nacional dos Cartórios foi instituído pela Resolução CNJ n. 575/2024. A habilitação no ENAC tem validade de seis anos, contados da homologação do certame, e é pré-requisito para a participação em concursos realizados pelos tribunais de justiça para a outorga de delegações de serviços notariais.
Dados do 3º ENAC
Com edital publicado em fevereiro deste ano, a 3ª edição do Exame Nacional dos Cartórios recebeu 9.326 inscrições. Ao todo, 5.536 pessoas compareceram para a prova, o que representa uma taxa de 40% de abstenção (3.790 ausentes) — 10% acima da média registrada nas edições anteriores.
Na primeira edição do Exame, realizada em 27 de abril do ano passado, o ENAC recebeu 18.166 inscrições e apresentou índice de abstenção de 30%, com o comparecimento de 12.790 candidatos para a prova. Na segunda edição, 9.195 pessoas se inscreveram e o nível de abstenção seguiu o mesmo percentual da primeira (30%) – 6.364 pessoas fizeram a prova, aplicada em 28 de setembro do ano passado.
Mais informações sobre o ENAC podem ser obtidas na página do Exame, no portal do CNJ.
Fonte: Agência CNJ de Notícias
