IMG-LOGO
Notícias

CNB/CF lança módulo que permite emissão de certificado e-Notariado por videoconferência

18 de janeiro de 2021

     O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal informa que o Certificado e-Notariado, emitido gratuitamente aos cidadãos pelos tabeliães de Notas, agora pode ser feito de forma completamente remota, por meio de videoconferência. Para realizar o processo o tabelião deverá estar cadastrado na Plataforma e-Notariado como Autoridade Notarial (AN). Para saber mais sobre o credenciamento, clique aqui.

     Para realizar o processo, o requerente deverá ter seus dados previamente cadastrados no módulo de Cadastro Único de Clientes do Notariado (CCN). Caso não tenha seus dados no CCN, o tabelião deverá inseri-los neste módulo. O tabelião só deverá prosseguir com a emissão do certificado se tiver certeza que os dados informados são fidedignos. A videoconferência é obrigatória caso o requerente do certificado digital queira emiti-lo remotamente

     O CNB/CF informa que a videoconferência para emissão do certificado NÃO terá cobrança para o tabelião.

     Saiba como emitir o Certificado Digital e-Notariado de forma remota:

Operacional

     Acesse o módulo CCN e consulte o CPF que deseja emitir o Certificado Digital e-Notariado. Se o CPF ainda não existir na base do CCN, efetue o cadastro.

     Já na tela do CPF cadastrado, clique em Certificação e então selecione Emitir certificado remotamente

     Copie o link da videoconferência e compartilhe com a pessoa para quem irá emitir o certificado. Os dados do usuário podem ser acessados durante a sessão no ícone correspondente. Para saber mais sobre a realização de videoconferências pelo e-Notariado, clique aqui.

     Assim que a videoconferência for concluída, clique em Continuar e, em seguida, em Enviar E-mail ou  Enviar SMS. O requerente receberá um link para concluir a emissão do certificado pelo celular

     Assim que o titular do certificado digital emitir o certificado em seu celular, o cartório poderá atualizar a tela e confirmar que o certificado foi emitido.

Suporte

O CNB/CF disponibiliza suporte aos tabeliães de notas nos seguintes canais:

Email: [email protected]

Telefone: (61) 3772 7800

WhatsApp: (61) 99267 2380