IMG-LOGO
Notícias

Cédulas poderão ser solicitadas de forma eletrônica

3 de abril de 2020

     A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) e a Prosix System concluíram uma ferramenta integrada à Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT), chamada “Distribuição de Serviços”. Por meio dela, o usuário poderá solicitar cédulas de forma eletrônica a todos os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado.

     Segundo o presidente da Anoreg-MT, José de Arimatéia Barbosa, cinco cartórios estão servindo como pilotos: 1º Ofícios de Campo Novo do Parecis, Juara, Paranatinga, Poxoréu e Tapurah. “A CEI-MT passou por uma atualização de versão e, agora, está apta a receber e enviar cédulas de forma eletrônica. Agora, os cartórios podem receber os pedidos eletronicamente para registro de cédulas, que é o primeiro serviço a ser padronizado pelas serventias de Mato Grosso. Brevemente, a ferramenta contará com outros tipos de serviços”.

     A ferramenta ainda não está liberada para acesso, pois o setor de desenvolvimento ainda está realizando os ajustes necessários.

     Segundo o diretor de Registro de Imóveis da Anoreg-MT, Oldemir Schwiderke, “o projeto desenvolvido pela Associação é muito importante, pois, nos tempos modernos, onde as ferramentas tecnológicas estão à disposição, devem ser utilizadas para que possamos prestar um serviço de forma célere. Devido a isso, os serviços registrais não podem ficar à margem deste sistema, mas, sim, deverão fazer sua adequação para que possam prestar o serviço de maneira rápida, mas não menos segura. O trâmite dentro do serviço registral continuará o mesmo, não havendo modificação, pois o que muda é a forma de recebimento e remessa do título para o registro”, destacou.

     Ele acrescentou que “a qualificação dos títulos apresentados continuará sendo atribuição do oficial, conforme determina a lei, sendo essa de sua inteira responsabilidade. Desta forma os serviços de registros serão prestados de forma rápida, segura, e sem a necessidade de presença física das partes, situação essa que todos almejam, ou seja, um serviço de excelência”.

     Segundo Djalma Ribeiro, administrador da empresa Prosix, desenvolvedora da CEI-MT e de sistemas para cartórios de Mato Grosso, “a nova versão 2.0 da CEI-MT vem com grandes avanços tanto para clientes como para as serventias, podendo enviar e receber serviços com processos mais específicos e, desta forma, trazer mais segurança e agilidade no processo de entrega para o cliente final”.