IMG-LOGO
Notícias

Cartórios se modernizam para acompanhar boom do agronegócio em Mato Grosso, que deve liderar o PIB nacional em 2025

23 de julho de 2025

     Mato Grosso deve liderar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados brasileiros em 2025, impulsionado pela força do agronegócio e pela expansão das cadeias produtivas. A projeção é do boletim Resenha Regional, do Banco do Brasil, que estima uma alta de 5,8% na economia do estado – mais que o dobro da média nacional, prevista em 2,2%.

     Com um crescimento estimado de 10,8% no PIB do setor agropecuário, o estado deve registrar um salto de 24,6% na produção de soja em relação à safra anterior, impulsionado por clima favorável, investimentos em tecnologia e expansão das áreas cultivadas.

     Nesse cenário de forte expansão, os cartórios mato-grossenses têm desempenhado um papel estratégico, ainda que muitas vezes invisibilizado, ao garantir a segurança jurídica essencial ao ambiente de negócios. Para acompanhar a crescente demanda do agronegócio, os serviços extrajudiciais no estado vêm investindo fortemente em inovação, com a digitalização de processos e a adoção de tecnologias como Inteligência Artificial (IA).

     Uma das iniciativas mais recentes é o IARI – Inteligência Artificial do Registro de Imóveis, desenvolvida pelo Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), em parceria com o Google. A ferramenta auxilia no cumprimento dos Provimentos nº 143/2023 e nº 170/2024, da Corregedoria Nacional de Justiça, permitindo a leitura automatizada de matrículas imobiliárias, identificação e categorização de dados, detecção de inconsistências e apoio na qualificação registral.

     A digitalização também avança com o RI Digital – plataforma nacional que unifica os serviços eletrônicos dos cartórios de Registro de Imóveis. Somente no primeiro semestre de 2024, mais de 10 milhões de atos foram realizados de forma online, crescimento de quase 37% em relação ao mesmo período do ano anterior.

     Para o agronegócio, essa transformação significa agilidade na regularização fundiária, emissão de certidões, registro de garantias como Cédulas de Produto Rural (CPRs), hipotecas, e nos trâmites necessários a financiamentos e seguros rurais.

     “A expansão do agronegócio em Mato Grosso exige um sistema de segurança jurídica moderno, ágil e eficiente. Os cartórios, por meio da digitalização e da adoção de tecnologias de ponta, estão se preparando cada vez mais para atender às necessidades do setor e contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico do estado”, afirma Velenice Dias de Almeida, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT).

     Em um setor altamente dinâmico, os serviços digitais prestados pelos cartórios oferecem a infraestrutura necessária para que os negócios fluam com menos entraves, integrando-se à transformação tecnológica que tem impulsionado o campo. A modernização extrajudicial acompanha o ritmo da economia mato-grossense, consolidando-se como peça fundamental no suporte ao desenvolvimento do estado.