Os Cartórios do Distrito de Água Fria e 2º Ofícios de Campo Verde e Poxoréu realizaram, nesta semana, ações de divulgação sobre a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo), iniciativa que permite aos cidadãos registrarem, de forma digital e segura, suas vontades de serem doadores.
As atividades tiveram como foco conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, destacando que um único doador pode salvar ou transformar a vida de diversas pessoas que aguardam na fila de transplante. Durante as ações foram repassadas informações sobre como funciona o registro eletrônico; os procedimentos para formalizar a autorização; e a relevância do tema para a saúde pública.
A adesão à Aedo representa um avanço tecnológico e social, tornando mais simples e acessível a manifestação de vontade de cada pessoa. A iniciativa busca reduzir a falta de informação e incentivar que mais cidadãos expressem suas decisões em vida, garantindo respeito à escolha e ampliando as chances de salvar vidas.
A Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos pode ser feita gratuitamente em qualquer cartório de notas habilitado, mediante assinatura digital, e fica disponível para consulta pelo sistema oficial de saúde.