IMG-LOGO
Notícias

Cartório Montani recebe prêmio da Rares-NR por projeto “Horta Diamante”

5 de dezembro de 2023

 

     O Cartório Montani, localizado no Distrito de Engenho Velho (Santo Antonio de Leverger), recebeu, no dia 30 de novembro, prêmio da Rede Ambiental e de Responsabilidade Social (Rares-NR) pela criação e implantação do projeto “Horta Diamante”. A entrega do certificado ocorreu durante a cerimônia de abertura do XXIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e Registral e da VI Conferência Nacional dos Cartórios, em Brasília.

 

 

     A tabeliã, Alcione Montani Ducceschi Fontes, explicou que o projeto consiste em transformar uma área do terreno ociosa da serventia em uma horta de produtos orgânicos, com a intenção de produzir ervas medicinais, temperos e hortaliças para o consumo da equipe do cartório e para a comunidade. “Cultivamos orgânicos e promovemos a educação ambiental. Ao longo da nossa jornada em prol da preservação e conservação do meio ambiente, reconhecemos a importância de iniciativas que contribuam para um futuro sustentável e os objetivos da criação da Horta Diamante vão além do simples cultivo de alimentos. Mais do que fornecer produtos frescos e saudáveis para a comunidade, estamos buscando estabelecer uma conexão entre as pessoas e a natureza, incentivando a prática de uma alimentação saudável e sustentável”, enalteceu.

 

 

 

 

     Alcione Montani também ressaltou que outro objetivo da horta é incentivar a educação ambiental tanto para crianças quanto para adultos. “Dessa forma, estamos formando cidadãos mais conscientes e engajados na preservação do meio ambiente. Além de hortaliças e temperos, temos variedades de frutas como manga, pequi, pinha e mamão. Queremos mostrar que é possível produzir alimentos de forma responsável, sem o uso de pesticidas ou agrotóxicos prejudiciais ao meio ambiente, com baixo custo e incentivando o contato constante com a terra, que nos faz muito bem”.

 

 

 

     A tabeliã acrescentou que há quatro pés de manga produzindo, cujos frutos são doados à comunidade e clientes em geral que visitam o cartório. “As frutas ficam à disposição na recepção para quem desejar saboreá-las ou levar de presente”.

     O Prêmio Rares 2023 está na sua VII edição e destina-se a reconhecer e valorizar iniciativas que contribuam para o avanço da ODS, engajando organizações de diversos setores. O prêmio representa uma chance única para que as serventias e associações demonstrem o impacto positivo de suas atividades no âmbito da governança socioambiental, além de estimular outras organizações a seguirem o mesmo caminho, fortalecendo o movimento pela sustentabilidade em todo o território nacional.