IMG-LOGO
Notícias

Cartório Montani lança projeto “Frutos da Cidadania” em escola estadual de Santo Antonio de Leverger

5 de junho de 2024

     O Cartório Montani, em Santo Antonio de Leverger, lançou nesta quarta-feira (5 de junho), em parceria com a Escola Estadual Faustino Dias de Amorim, o Projeto “Frutos da Cidadania”, cujo objetivo é plantar sementes de conhecimento e colher frutos de sabedoria e cidadania junto à comunidade.

 

     “Como tabeliã, sempre acreditei no poder transformador do conhecimento. O projeto “Frutos da Cidadania” nasce dessa crença e da convicção de que todos os cidadãos, especialmente os jovens, devem conhecer seus direitos e deveres para exercer plenamente a cidadania. Nosso programa é uma experiência interativa e educativa que levará o conhecimento jurídico diretamente às salas de aula. A partir de hoje, teremos a honra de visitar a Escola Estadual Faustino Dias de Amorim, apresentando palestras dinâmicas e envolventes. Nessas palestras, exploraremos temas fundamentais como direitos civis, responsabilidades legais e o funcionamento do sistema jurídico nacional de uma maneira acessível e compreensível para todos os alunos”, informou a tabeliã, Alcione Montani.

     Conforme ela, além das palestras, os alunos terão a oportunidade de visitar o cartório. “Nessas visitas guiadas eles poderão ver de perto como funciona o Ofício da Cidadania, entendendo na prática a importância dos cartórios em nossa sociedade. Queremos desmistificar o direito, mostrando que ele é acessível a todos e que está ao alcance de cada um de nós. Nosso objetivo é promover o conhecimento jurídico e inspirar os alunos a explorarem as diversas oportunidades de carreira na área jurídica. Queremos quebrar estigmas e incentivar cada um de vocês a vislumbrar um futuro promissor, seja como advogados, juízes, ou profissionais que atuam em cartórios, como tabelião, registrador ou escrevente”, acrescentou.

 

     Ainda de acordo com Alcione Montani, todos da serventia estão comprometidos com a sustentabilidade e a conscientização ambiental. Por isso, cada escola parceira receberá mudas de árvores frutíferas para plantio. “Assim como uma árvore frutífera, o desenvolvimento humano requer cuidado e atenção. Plantamos a árvore, cuidamos dela, regamos, retiramos as ervas daninhas, e ela floresce, frutifica e espalha seus frutos pelo mundo. Da mesma forma, plantamos o conhecimento nas mentes dos jovens, nutrimos com educação, removemos os obstáculos e vemos florescer cidadãos conscientes e preparados, que levam os frutos de sua cidadania para a sociedade”.

     Por fim, a tabeliã contou aos alunos um pouco da sua própria jornada. “Eu cresci em um ambiente de muita pobreza, estudei em escolas públicas e, por muito tempo, acreditei que não poderia ir além da minha realidade material. No entanto, ao ouvir histórias conhecer novas pessoas, comecei a querer mais. Já fui boia fria, vendedora de brinquedos e roupas, atendente de pronto socorro, antes de me tornar administradora de empresas, advogada e, hoje, tabeliã e registradora civil. Fácil não foi, mas é possível. Quero plantar em cada um de vocês a semente de que vocês são capazes de alcançar qualquer objetivo, desde que se dediquem, se aproximem das pessoas certas e sigam passo a passo, dia a dia, em busca de seus sonhos. Em nome do Cartório Montani, agradeço à Escola Estadual Faustino Dias de Amorim, na pessoa de sua diretora, Graciela Acco, pela confiança e pela oportunidade de realizar essa parceria. Também quero agradecer à aluna Estefanny Gomes da Silva, do 2º ano do ensino médio, cujo contato foi fundamental para a aproximação que deu origem a esta parceria. Estou confiante de que, juntos, podemos construir uma geração mais informada, engajada e preparada para enfrentar os desafios do futuro. Muito obrigada a todos e, vamos juntos, plantar conhecimento e colher cidadania!”

     Confira aqui a entrevista sobre o projeto.