![]() |
Nesta quinta-feira (29 de novembro) a titular do Cartório do 7º Ofício de Cuiabá, Nizete Asvolinsque, e seus colaboradores participaram de uma palestra sobre o câncer de próstata como parte da programação do Novembro Azul.
![]() |
A palestrante foi a nutricionista do Hospital de Câncer de Cuiabá, Haracelli Alves, que esclareceu acerca dos principais sintomas do câncer, que é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o de pele (não melanoma). |
Ela falou da importância da prevenção e diagnóstico precoce para aumentar a chance de cura. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer da próstata pode ser identificado com a combinação de dois exames: dosagem de PSA, que é o exame de sangue; e o toque retal em que o médico pode palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença). O toque é feito com o dedo protegido por luva lubrificada.
Ainda conforme o Inca, na maioria dos homens, alguns pacientes com nível normal de PSA podem ter tumor maligno, que pode até ser mais agressivo, por isso esse exame, feito de forma isolada, não pode ser a única forma de diagnóstico.
Clique no site do Inca para mais informações.
Assessoria de Imprensa Anoreg-MT
[email protected]
www.facebook.com/anoregmt
(65) 3644-8373
![]() |
![]() |
![]() |