IMG-LOGO
Notícias

Cartório de Rondonópolis implanta política de segurança da informação

24 de setembro de 2019
         

     O 1º Ofício de Rondonópolis promoveu a implantação da Política de Segurança da Informação (PSI), dividida em cinco etapas, tendo a apresentação sido iniciada no mês de agosto e concluída no dia 19 de setembro. Ao todo, foram cinco dias de reuniões e apresentações tendo como base a Cartilha da PSI – Política de Segurança da Informação, Documento de Diretrizes e Normas Administrativas, planejamentos estratégicos que atendam a normatização contida no Provimento nº 74/2018 CNJ.

           

     Visando, principalmente, a integridade das informações da serventia, houve a contratação do professor Eugênio Guimarães de Souza, especialista em Governança de Tecnologia da Informação, a fim de frisar a importância da informação, dos procedimentos adotados na utilização das tecnologias e as políticas de segurança da informação.

 

     O desenvolvimento da cartilha contendo as políticas de segurança da informação da serventia foi elaborado pela equipe de Tecnologia da Informação da serventia, representada pelas analistas Keila de Deus Silva Lins e Lorrayne Catlheen dos Santos Souza, revisada pelos gestores da serventia Rosângela Auxiliadora Garcia Peres e Janise Metran Garcia, e aprovado pelo tabelião oficial, Hélio Cavalcanti Garcia.

 

     O trabalho envolveu pesquisas e adequações técnicas para atender de maneira satisfatória as normatizações, os objetivos e os critérios adotados. A primeira versão da cartilha, 1.0, foi entregue a 75 colaboradores da serventia no formato impresso pela equipe de Gestão de Pessoas, contendo 26 páginas descritivas que abordam as políticas de segurança da informação adotadas no 1º Tabelionato e Registro de Imóveis.

   

     Após muito trabalho, o processo foi finalizado, resultando no levantamento de adequações técnicas para atender o provimento nº 74/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cartilha contendo as políticas de segurança da informação foi elaborada e inserida na serventia como um requisito para garantir a segurança do acervo e a proteção das informações do cartório. Entre as etapas da implantação das políticas de segurança da informação, foi implantado os 5S Digital, e os colaboradores da serventia receberam um acessório, limpador multiuso, que fazem parte de uma das técnicas para a prática dos 5S nos computadores e nos recursos tecnológicos que a serventia possui.

 

Fonte: 1º Ofício de Rondonópolis