IMG-LOGO
Notícias

Cartório de Nova Mutum realiza duas sessões de mediação durante o “Cartório Amigo”

13 de agosto de 2019
 

     O Cartório do 2º Ofício de Nova Mutum participou do Projeto “Cartório Amigo – Ações para um futuro melhor”, promovido no último sábado (10 de agosto), e realizou duas sessões de mediação extrajudicial, as quais foram exitosas. De acordo com a tabeliã interina, Velenice Dias, uma versou sobre compra e venda de veículo (defeito apresentado) e, a outra, sobre revisão de pensão alimentícia e regulamentação de visita (o caso se enquadra abaixo de três salários mínimos).

 

 

     “É com imenso prazer que realizamos nossas duas primeiras sessões de mediação, cujos resultados foram positivos. Sou entusiasta e disseminadora dessa nova forma de resolução de conflitos, pois acredito que, realmente, é a única forma de pacificação social. Nesse procedimento, as partes sentam e conversam, expõem suas versões sobre os fatos, fazem propostas e contrapropostas, e tentam chegar a um acordo, diferentemente do que acontece no processo judicial, em que as partes, na grande maioria das vezes, já vão para as audiências desgastadas”, salientou Velenice Dias.

     

     Ela relatou que, na primeira sessão de mediação extrajudicial, uma das partes comprou um veículo de forma parcelada, o qual, dias depois, começou a apresentar defeitos. Após a mediação conduzida por Velenice Dias, a vendedora aceitou arcar com as despesas do conserto do automóvel, tendo as partes saído satisfeitas.

 

     Na segunda sessão, um ex-casal conversou sobre a possibilidade de revisão de pensão alimentícia e regulamentação de visita, cuja mediação foi feita pela tabeliã interina. “Conversamos muito, conheci a realidade desse ex-casal, que estava acompanhado de seus advogados, e, após muitas negociações, houve acordo entre as partes, as quais são as responsáveis por encontrar a solução para os próprios litígios. Neste caso, houve manifestação do Ministério Público e homologação pela juíza, os quais estavam presentes no Cartório Amigo. A sensação que eu tive foi a de dever cumprido, principalmente em virtude dessas mediações terem sido realizadas durante o “Cartório Amigo”, evento social promovido pela Anoreg-MT e cartórios de Mato Grosso, que beneficiou milhares de pessoas em todo o Estado”, concluiu Velenice Dias.

   

     O Projeto “Cartório Amigo” foi idealizado pela tabeliã do 2º Ofício de Barra do Bugres, Niuara Ribeiro, e promovido pela Anoreg-MT e cartórios. Esta foi a segunda edição do evento, que consiste num dia exclusivo de prestação de serviços gratuitos (na forma da lei) à sociedade como, por exemplo, emissão de segunda via de certidão de casamento, nascimento, óbito, informações sobre registro de imóvel, regularização fundiária urbana e rural, protesto de títulos e documentos de dívida, inventário e divórcio extrajudiciais, dentre outros, culminando com a realização de casamentos sociais.