IMG-LOGO
Notícias

Cartório de Nova Mutum adere ao Novembro Azul

6 de novembro de 2018

     O Cartório do 2º Ofício de Nova Mutum aderiu à Campanha Novembro Azul, movimento de conscientização sobre o câncer de próstata, tendo como símbolo da campanha o famoso bigode. Esse movimento começou em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro. No Brasil, a campanha chegou por intermédio do Instituto Lado a Lado pela Vida a fim de vencer o preconceito pelo lado dos homens com relação ao exame de toque.

 

    Toda a equipe está trabalhando usando camisas na tonalidade azul,  simbolizando a campanha contra a doença. Alguns colaboradores abraçaram a “Campanha Passos que Salvam”, do Hospital de Amor, de Barretos, comprando kits (camiseta, sacola e boné) para ajudar no tratamento do câncer infantojuvenil.

 

    Após os tumores de pele, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Esse tipo de neoplasia pode demorar a se manifestar, sendo importante a realização constante de exames preventivos a fim de que a descoberta não seja feita com o tumor já em estágio avançado.

     A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas.

Como é feito o diagnóstico?

     Por meio do toque retal e da dosagem do PSA no sangue pode-se avaliar a próstata. Dependendo das alterações encontradas, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença do câncer de próstata.

O câncer de próstata tem cura?

     Sim, quanto antes iniciar o tratamento, melhor os resultados.

Como é feito o tratamento?

     Dependendo da fase em que é diagnosticado o câncer de próstata, o médico poderá indicar radioterapia, cirurgia ou tratamento hormonal, mas a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada para cada pessoa.

Como se prevenir?

  •       Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;
  •       Consumir tomate;
  •       Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
  •       Manter o peso adequado à altura;
  •       Diminuir o consumo de álcool;
  •       Não fumar;
  •       Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina;
  •       Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.