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Cartório de Cuiabá recebe certificado NBR 15906:2021

26 de outubro de 2021

     O Cartório do 5º Ofício de Cuiabá recebeu no início deste mês o certificado “NBR 15906:2021”, norma que estabelece requisitos de um sistema de gestão empresarial para demonstrar a capacidade dos serviços notariais e de registro de gerir os seus processos com qualidade, de forma a satisfazer as partes interessadas, atender os requisitos legais, elementos de gestão socioambiental, saúde e segurança ocupacional, visando a excelência nos serviços.

     A serventia foi auditada pela empresa SAS Certificadora e o certificado, válido até 4 de outubro de 2024, está assinado pelo diretor de Certificação, Carlos Henrique Rocha Figueiredo.

     A tabeliã substituta, Milena Rondon Luz Tarachuk, ressaltou que “foram implementadas várias ações na serventia com o propósito de melhoria na prestação dos serviços e que vem sendo aprimoradas desde o ano de 2016 com a adesão e premiação nos seguintes programas de qualidade: Programa de Excelência em Gestão nos Serviços Notariais e Registrais Mato-Grossenses (PEG/MT), obtendo a premiação na categoria prata, e no PEGSNR/MT em  2016, obtenção do certificado de qualidade na  norma técnica NBR 15906:2010 no mesmo ano, para as quais foram feitas as certificações de continuidade; Programa Inspire Qualidade realizado pela Anoreg-MT no ano de 2018; e  premiação na categoria ouro do PQTA Anoreg –BR nos anos de 2018 e 2020”.

     Ela acrescentou que “a norma ABNT NBR 15906:2021, obtida em 5 de outubro de 2021, integra os requisitos internacionais aceitos pelas séries normativas ISO 9000 (que regula a gestão da qualidade), ISO 14001 (que regula a gestão ambiental), OHSAS 18000 (que regula as questões de saúde segurança ocupacionais) e SA 8000 (que regula a responsabilidade social) e contempla o trabalho que envolve planejamento estratégico visando o atendimento às partes interessadas e suas expectativas, desenvolvimento de política organizacional através de práticas como: implementação do manual do Sistema de Gestão Notarial (SNR), desenvolvimento e treinamento das políticas de compliance, de boas práticas, cursos e treinamentos para os colaboradores, obediência aos programas de saúde no trabalho e inovação nas ações praticadas pela serventia, na qual se destaca as informações que os usuários podem obter no site do cartório em relação aos documentos necessários para registros e lavraturas de escrituras, sem a necessidade de se deslocar ao cartório para obtê-las”.

     Por fim, Milena Rondon frisou que “outro ponto que identifica a rapidez no atendimento foi a adesão aos registros, lavratura de escrituras e procurações e emissão das certidões eletrônicas que estão sendo muito procuradas inicialmente em função da pandemia da Covid-19, mas que vieram para fazer parte dos serviços oferecidos à sociedade de forma cada vez mais ágil e com segurança jurídica. O próximo passo é a obtenção da premiação do PQTA 2021, no qual a serventia já foi auditada e aguarda o resultado no mês de novembro próximo”.

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT