O Cartório do 1º Ofício de Barra do Garças foi certificado na “NBR 15906 - Gestão empresarial para serviços notariais e de registro”, norma elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Gestão Empresarial Cartorária (ABNT/CEE-148).
Ela estabelece requisitos de um sistema de gestão empresarial para demonstrar a capacidade dos serviços notariais e de registro de gerir os seus processos com qualidade, de forma a satisfazer as partes interessadas, atender aos requisitos legais, elementos de gestão socioambiental, saúde e segurança ocupacional, visando a excelência nos serviços.
Os requisitos desta norma são genéricos e pretende-se que sejam aplicáveis a todas as organizações que fornecem serviços notariais e de registro, independentemente da sua dimensão.
Esta norma integra os requisitos internacionais aceitos pelas séries normativas ISO 9000 (que regula a gestão da qualidade), ISO 14001 (que regula a gestão ambiental), OHSAS 18000 (que regula as questões de saúde segurança ocupacionais) e SA8000 (que regula a responsabilidade social) à realidade brasileira da gestão de serviços notariais e registrais.
A norma possui seis seções principais, que depois se subdividem:
1. Liderança
2. Planejamento estratégico e gestão de resultados
3. Foco nas partes interessadas
4. Foco na equipe de profissionais
5. Gestão dos processos de prestação de serviços
6. Gestão socioambiental
Principais benefícios na implementação e posterior certificação de acordo com este referencial:
• Melhoria da qualidade do atendimento ao público e orientação para a melhoria contínua da satisfação dos clientes;
• Consolidação da imagem que as organizações conquistam junto à sua comunidade;
• Alinhamento da norma com outros referenciais de sistemas de gestão potenciais a integração desta certificação com outras que organização já possua;
• Permite diferenciação num mercado competitivo.
Com informações da Apcer Group