A Associação de Produtores Rurais da Gleba Entre Rios (Aproger), em Nova Ubiratã, foi contemplada com o repasse de duas patrulhas mecanizadas avaliadas em pouco mais de R$ 400 mil.
Firmada através de um termo de convênio, entre a Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal de Regularização Fundiária e Desenvolvimento Sustentável (Conredes) junto a Fundação Banco do Brasil e a Secretaria de Estado de Regularização Fundiária e Desenvolvimento Sustentável (Seaf), a iniciativa visa incentivar a produção agrícola além de promover o desenvolvimento da agricultura familiar.
A solenidade de entrega aconteceu na manhã deste sábado (10) e contou com a presença de representantes dos órgãos federal e estadual além de membros de entidades de classes, secretários municipais e os prefeitos de Nova Ubiratã e Feliz Natal, respectivamente, Valdenir José dos Santos e Rafael Pavei.
De acordo com a presidente da Aproger, Benilde Vieira Narciso, as patrulhas compostas por 02 tratores (80 e 104 cv’s), 01 plantadeira, 01 grade aradora, 01 grade niveladora, 02 ensilhadeiras, conjunto de lâmina e concha, 01 carretinha agrícola, 01 pulverizador hidráulico, 01 calcareadeira, 01 vincão e 01 roçadeira hidráulica, poderão ser utilizadas por todos sócios e não-sócios da entidade.
“O uso do equipamento foi aprovado mediante a assembleia geral onde foi acordado que todos podem usufruir destes bens, claro que mediante ao pagamento de uma taxa de manutenção. Esta por sua vez também estipulada pelos próprios membros da associação”, explica.
Durante a solenidade de entrega dos equipamentos, o secretário de Estado de Regularização Fundiária e Desenvolvimento Sustentável, Suelme Fernandes, destacou a importância do apoio oferecido aos pequenos produtores rurais.
“Essa semana iremos entregar outros 101 tratores para diferentes regiões do Estado. Eu já disse e volto a afirmar que nenhuma outra gestão deu tanto atenção para o pequeno produtor rural como a do atual governo. E nós fazemos isso porque entendemos que o futuro da produção de alimentos depende de cada um de vocês”, frisa.
Já o prefeito Valdenir José dos Santos, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a Administração Municipal e o Conselho de Regularização Fundiária, entidade presidida pelo cartorário e empresário Bruno Becker.
“Eu já ouvi pessoas dizendo que você faz isso com a intenção de ser prefeito. Eu quero dizer aqui em público que se isso for verdade você tem o meu apoio (...) Nova Ubiratã precisa de pessoas empreendedoras na política para continuar no rumo do desenvolvimento”, disse o gestor se referindo ao presidente da entidade.
Em seu discurso, Rafael Pavei também enalteceu a imporantância da parceria. Segundo ele fundamental para o desenvolvimento regional.
“Fico muito feliz em ver que você Valdenir, assim como eu em Feliz Natal, tem conseguido disseminar essa política de gestão compartilhada. Muitas vezes a sociedade reclama e até critica os prefeitos, mas pouquíssimas pessoas têm a coragem de vir somar forças e ajudar efetivamente”, pontua o prefeito da cidade vizinha.
Honraria
O evento ainda foi marcado pela entrega de Títulos de Cidadãos Horários ao Secretário de Estado de Regularização Fundiária e Desenvolvimento Sustentável e a coordenador de infraestrutura da pasta, respectivamente Suelme Fernandes e Selma Morais.
A honraria concedida pelo Poder Legislativo é de autoria do vereador Adilson Luiz da Silva (Adilsinho da Obras).
A solenidade foi encerrada com um almoço comemorativo que reuniu centenas de moradores da comunidade.