IMG-LOGO
Notícias

Anoreg-MT se reúne com TJ-MT para tratar da Campanha Sinal Vermelho

24 de novembro de 2021

     A presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anore-MT), Velenice Dias, esteve reunida na manhã desta quarta-feira (24 de novembro) com a vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, para tratar da Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. A ação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), tem como objetivo beneficiar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Brasil, especialmente durante o período de isolamento social em meio à pandemia de Covid-19.

     Durante o encontro, Velenice Dias explicou que a Anoreg-MT foi uma das primeiras associações a aderirem à campanha e, de imediato, começou a estimular os cartórios do Estado a também aderirem. Inclusive, há serventias que estão realizando treinamentos com seus colaboradores no sentido de detectarem situações de risco e prestarem atendimento correto às vítimas, informando as autoridades para as devidas providências.

     A desembargadora, que também é coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher), elogiou a campanha e quer estreitar o relacionamento com a Anoreg-MT.

     Segundo Velenice Dias, ficou acordado que a Anoreg-MT e o TJ-MT analisarão a viabilidade de realizarem uma live sobre o tema, bem como uma capacitação envolvendo as instituições, o CNJ e a AMB.

     A magistrada tem atuado em projetos que visam a proteção às mulheres, a exemplo do “Justiça Paz em Casa”, uma ação do CNJ realizada desde 2015 em conjunto com os tribunais brasileiros e que ocorre três vezes ao ano: a primeira, em março (Dia da Mulher); a segunda, em agosto, em atenção ao aniversário de sanção da Lei Maria da Penha; e, a terceira, em novembro, para celebrar o dia 25, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.

     Também participaram da reunião a superintendente da Anoreg-MT, Anete Ribeiro; o assessor jurídico da instituição, Raoni Teixeira; e a servidora do tribunal Elizabeth Oliveira.

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT