IMG-LOGO
Notícias

Anoreg-MT se reúne com Corregedoria para tratar do Cartório Amigo

27 de janeiro de 2020

 

     A diretoria da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) esteve reunida na manhã desta segunda-feira (27 de janeiro) com a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT) para tratar dos preparativos do Projeto “Cartório Amigo – Ações para um futuro melhor”.

     Participaram do encontro a vice-presidente e a superintendente da Anoreg-MT, Velenice Dias e Anete Ribeiro, respectivamente; o corregedor-geral da justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva; e os juízes auxiliares da CGJ-MT Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva e Emerson Luis Pereira Cajango.

   

     A Anoreg-MT informou a CGJ-MT que, este ano, o projeto será realizado no dia 22 de agosto. “Este ano será a terceira edição do projeto e queremos contar com a participação de todos os cartórios, de todas as especialidades. É muito gratificante ver a satisfação estampada no rosto das pessoas que participam. O projeto consiste num dia inteiro de prestação de serviços gratuitos, na forma da lei, à sociedade, como emissão de segunda via de certidões de casamento, nascimento, óbito, informações sobre usucapião, divórcio e inventário extrajudiciais, regularização fundiária, registro de animais, certidão de protesto, dentre muitos outros. No fim dos atendimentos, há o casamento social, também gratuito, que beneficia centenas de casais”, frisou Velenice Dias.

 

 

     Ela acrescentou que as parcerias com o Poder Judiciário e com a sociedade local são fundamentais para o sucesso do projeto. “Estamos falando de um projeto social que atende centenas de pessoas carentes e, quando há o envolvimento do Judiciário e da sociedade local, o evento se consolida mais e fica mais bonito”, concluiu.

     Por sua vez, o corregedor, desembargador Luiz Ferreira, registrou que o Judiciário, por meio da Corregedoria, “não poderia se furtar em apoiar um projeto capaz de levar aos hipossuficientes condições de regularizarem suas situações jurídicas. Os cartórios desenvolvem muitas ações essenciais, inclusive como forma de apaziguamento social. Por isso, desde já, convocamos todas as serventias para participarem este ano do projeto”.

     Em 2018, 77 serventias participaram do Projeto Cartório Amigo, beneficiando 1.102 pessoas com o casamento social. No ano passado, foram 118 serventias, sendo 2.416 casamentos.

   

Assessoria de Imprensa Anoreg-MT [email protected] www.facebook.com/anoreg/mt (65) 3644-8373