A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) realizou na manhã desta quinta-feira (7 de abril) treinamento sobre a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT) a magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-MT). A capacitação foi ministrada por videoconferência pelo colaborador Rafael Nunes.
Ele explicou as funcionalidades da plataforma, especificamente as pesquisas dinâmicas e avançadas por nome ou CPF/CNPJ, opções disponíveis para consulta e visualização de bens de uma pessoa ou empresa. Registrou, ainda, que a plataforma contempla documentos a partir do ano de 1976, ou seja, caso haja a necessidade de obter documento com data anterior, o pedido deve ser feito diretamente ao cartório.
Por fim, demonstrou que é possível acompanhar o andamento do pedido pelo próprio sistema, bem como esclareceu dúvidas dos participantes.
As juízas Michelle Saliba e Eliane Xavier Alcântara registraram que o treinamento teve como finalidade esclarecer dúvidas de algumas unidades judiciais sobre como fazer pesquisas, tornando mais efetivas as execuções e agradeceram a disponibilidade da Anoreg-MT desde a primeira reunião.
A CEI-MT
A CEI-MT é uma plataforma eletrônica criada e gerenciada pela Anoreg-MT, que reúne dados e documentos de todos os cartórios de Mato Grosso num único local. Ela pode ser acessada por qualquer pessoa interessada em buscar informações sobre matrícula e registro de imóveis, certidões, procurações, dentre muitos outros.
Por ser uma ferramenta eletrônica, a CEI-MT facilita a vida do usuário, que não precisa se deslocar aos cartórios para requerer o que precisa. Basta se cadastrar e adquirir crédito, por meio de boleto, para visualizar e solicitar o documento pela própria central, optando por recebê-lo de forma física ou virtual.
Lançada em 2015, ela é regulamentada pelo Provimento 81/2014 da Corregedoria-Geral da Justiça e também atende os requisitos do Provimento 47/2015 da Corregedoria Nacional de Justiça, que determina a cada Estado criar uma central para comunicações.
A plataforma pode ser acessada por meio da internet (https://app.anoregmt.org.br/#/opcoes), celulares que tenham as plataformas Windows e Android, e pelo aplicativo “CEI Anoreg Mato Grosso”.
Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT