IMG-LOGO
Notícias

Anoreg-MT realiza treinamento sobre a CEI-MT para servidores da Sema

15 de outubro de 2021

 

     A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) realizou na manhã desta sexta-feira (15 de outubro) treinamento sobre a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT) aos servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT). A capacitação foi ministrada por videoconferência pelo colaborador Rafael Nunes.

     Ele explicou as funcionalidades da plataforma, que integra, num só sistema, informações de todos os cartórios do Estado. Ressaltou, inicialmente, que é necessário o servidor assinar termo de confidencialidade antes de ter acesso à CEI-MT, por meio de certificado digital. Assim que o acesso for liberado, será possível fazer pesquisas dinâmicas por CPF, CNPJ ou nome completo, sendo que o documento obtido pode ser visualizado instantaneamente ou, se preferir, solicitar certidão ao cartório.

     Além da pesquisa dinâmica, Rafael Nunes demonstrou como funcionam os pedidos estruturados, por meio do qual também há comunicação dos servidores da Sema com os cartórios. Nos pedidos estruturados é possível selecionar o cartório por especialidade a fim de facilitar o trabalho do usuário.

A CEI-MT

     A CEI-MT é uma plataforma eletrônica criada e gerenciada pela Anoreg-MT, que reúne dados e documentos de todos os cartórios de Mato Grosso num único local. Ela pode ser acessada por qualquer pessoa interessada em buscar informações sobre matrícula e registro de imóveis, certidões, procurações, dentre muitos outros.

     Por ser uma ferramenta eletrônica, a CEI-MT facilita a vida do usuário, que não precisa se deslocar aos cartórios para requerer o que precisa. Basta se cadastrar e adquirir crédito, por meio de boleto, para visualizar e solicitar o documento pela própria central, optando por recebê-lo de forma física ou virtual.

     Lançada em 2015, ela é regulamentada pelo Provimento 81/2014 da Corregedoria-Geral da Justiça e também atende os requisitos do Provimento 47/2015 da Corregedoria Nacional de Justiça, que determina a cada Estado criar uma central para comunicações.

     A plataforma pode ser acessada por meio da internet (https://app.anoregmt.org.br/#/opcoes), celulares que tenham as plataformas Windows e Android, e pelo aplicativo “CEI Anoreg Mato Grosso”.

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT