IMG-LOGO
Notícias

Anoreg-MT – oficio circular 302/2017 – Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

31 de agosto de 2017

 

Ofício circular nº 302/2017                                                                                                                                                                  Cuiabá, 28 de agosto de 2017.

 

Aos(às) Senhores(as) Notários(as) e/ou Registradores(as)

 

Prezado(a) Colega,

 

Diante da dificuldade de oferta de profissionais na área de saúde, com a especialidade de fisioterapia, no interior do Estado de Mato Grosso, e atendendo aos pedidos de colegas, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) buscou parceria neste segmento.

Segue anexada a esta circular a proposta elaborada pelo profissional habilitado Dr. Luiz Felipe G. de Souza, fisioterapeuta com Crefito 9/93404-F, que já atendeu a algumas serventias no interior do Estado.

A serventia pode entrar em contato diretamente com o fisioterapeuta pelo celular/WhatsApp (65) 98111-9868 endereço eletrônico [email protected].

 

Atenciosamente,

 

Informações sobre Análise Ergonômica do Trabalho – AET

 

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET), também conhecida como laudo ergonômico, é um estudo específico sobre as condições de um ambiente de trabalho, local, posto ou estação de trabalho.

São avaliados nessa análise, desde as condições ambientais, se o mobiliário atende aos mínimos requisitos de conforto, reduzindo os esforços e sobrecargas físicas das posturas e movimentos repetitivos durante a jornada de trabalho.

Para isso, são mensuradas altura, largura e profundidade das mesas e bancadas, ou se possuem quinas ou bordas arredondadas, como também, se as cadeiras de trabalho possuem os requisitos mínimos de conforto e segurança ocupacional, a fim de evitar e/ou minimizar doenças ocupacionais.

As instalações dos equipamentos de informática, como monitores, teclados e mouses também serão avaliadas, como altura, distância dos monitores em relação aos colaboradores, formato e tamanho da tela, se estão de acordo com cada tipo de trabalho, pois influenciam no conforto visual dos colaboradores.

            Por fim, avaliar as diferentes posturas do corpo adotadas pelos colaboradores durante a jornada de trabalho, pelas quais é possível determinar qual(is) segmento(s) do corpo estão em sobrecarga física que podem gerar doenças ocupacionais ou até lesões incapacitantes.
 

 

Luiz Felipe G. de Souza
        Fisioterapeuta
 Crefito 9/93404-F
     (65) 98111-9868