A presidente da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT), Niuara Ribeiro Roberto Borges, recebeu com muita satisfação a notícia da Corregedoria-Geral da Justiça acerca do resultado das correições realizadas nas serventias extrajudiciais do polo de Cáceres (a 225km de Cuiabá), o primeiro inspecionado em 2018. Em cinco dias, as equipes coordenadas pelas juízas Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva e Adair Julieta da Silva percorreram os cartórios das dez comarcas da região.
![]() |
“Fomos bem recebidos e atendidos pelos funcionários. Detectamos que todas as unidades possuem sistema informatizado, examinamos documentos e coletamos informações para a confecção do relatório. Os apontamentos foram registrados, bem como os elogios. O 2º Serviço Notarial e Registral de Cáceres nos surpreendeu, pois lá não encontramos nenhuma pendência, eles se mostraram extremamente cuidadosos”, avaliou a juíza Edleuza Zorgetti. |
Para Niuara Borges, a constatação é fruto de intenso trabalho da Anoreg-MT, em conjunto com os cartórios, para melhorar os serviços prestados à sociedade. “Com certeza há serventias que precisam de orientação e correição voltada para correção de atos, mas temos a segurança em afirmar que o percentual de acertos será maior no estado. Temos trabalhado muito para engrandecer nossos serviços, aprimorar e qualificar. A Corregedoria se surpreenderá com outras serventias no mesmo padrão das de Cáceres e acreditamos que aquelas que não se enquadram serão minoria. E nestes casos, a Anoreg-MT trabalhará para ajudá-las”, pontuou.
Correições extrajudiciais
As correições extrajudiciais atendem a uma das metas da Corregedoria Nacional de Justiça, que é criar um ciclo de correições anual. Conforme a desembargadora corregedora Maria Aparecida Ribeiro, a atividade está sendo exercida por polo judicial e foi iniciada pelo de Cáceres.
De acordo com a Portaria nº 04/2018-CGJ, os grupos liderados pelas juízas atuam simultaneamente em comarcas distintas. No primeiro polo foram vistoriados o 1º, 2º e 3º Serviço Notarial e Registral de Cáceres; 1º Serviço Registral e o 2º Serviço Notarial e Registral de Araputanga; 1º Serviço Registral e o 2º Serviço Notarial e Registral de Comodoro; 1º e 2º Serviço Notarial e Registral de Mirassol D’Oeste. Também foram inspecionadas as unidades do foro extrajudicial em Jauru, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Clique aqui para conhecer as 20 metas do Foro Extrajudicial estabelecidas pela Corregedoria Nacional para 2018 apresentadas em reunião da Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso. (Com informações da CGJ-MT)
Assessoria de Imprensa Anoreg-MT
[email protected]
www.facebook.com/anoreg/mt
(65) 3644-8373