IMG-LOGO
Notícias

Anoreg-MT e Emnor se reúnem com Emam para tratar de curso de mediação judicial e extrajudicial

24 de julho de 2019
 

     A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) e a Escola Mato-grossense de Notários e Registradores (Emnor) se reuniram na manhã desta quarta-feira (24 de julho) com a Escola da Magistratura Mato-grossense (Emam) para tratar de curso de mediação judicial e extrajudicial.

 

     A superintendente, Anete Ribeiro, e a tabeliã substituta do Cartório Xavier de Matos, Eliza Santa, representaram a Associação e a Emnor. Pela Emam estiveram presentes os diretores geral e adjunto, juízes Eduardo Calmon e Emerson Cajango, respectivamente.

 

     A intenção das instituições é promover o curso junto aos notários e registradores. Por enquanto, os representantes de ambas entidades acordaram que o curso terá duração de cinco dias, totalizando 40 horas. A previsão é a de que a capacitação seja realizada de 4 a 8 de novembro, na sede da Emam.

 

     “A reunião foi muito produtiva, tendo em vista existir a possibilidade de se fazer o curso integral (mediação extrajudicial e judicial) ou somente a parte extrajudicial e com uma instituição séria. O notário/registrador atua diretamente junto à população como grande conselheiro jurídico e garantidor da segurança jurídica e, para tanto, é necessário estar capacitado, atualizado e por dentro de todas as transformações e inovações do direito e essa é uma oportunidade formidável para se adquirir mais conhecimento e qualificação”, frisou a tabeliã substituta do Cartório Xavier de Matos, Eliza Santa.

   

     Ela acrescentou que as normas da Corregedoria-Geral da Justiça preveem, inclusive, que essa capacitação seja destinada aos escreventes, que também poderão atuar no processo de mediação extrajudicial. “A mediação extrajudicial vem para somar aos inúmeros atos já praticados pelos cartorários, tais como divórcios, inventários, mudança de nome e gênero, dentre outros, sendo mais uma forma de desjudicialização, permitindo que processos judiciais possam ser resolvidos junto às serventias extrajudiciais, beneficiando a população por conta da celeridade, praticidade e segurança jurídica”, finalizou Eliza Santa.

 

Assessoria de Imprensa Anoreg-MT [email protected] www.facebook.com/anoreg/mt (65) 3644-8373