IMG-LOGO
Notícias

Anoreg-MT e Emnor reúnem dezenas de participantes em curso de grafotecnia

10 de junho de 2019
 

     A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) e a Escola Mato-grossense de Notários e Registradores (Emnor) reuniram no último sábado e domingo (8 e 9 de junho), na sede da Associação, dezenas de participantes no curso sobre Grafotecnia, ministrado pelo professor Luiz Gabriel Costa Passos.

 

     Notários, registradores e colaboradores dos cartórios tiveram oportunidades de aprender na prática a diferenciar documentos verdadeiros dos falsos por meio de técnicas específicas de verificação de papeis, tipos de impressão, coloração, assinaturas, fotografias, códigos de segurança, dentre outros pontos.

 

   

     Inicialmente, Luiz Passos informou que, até maio de 1984, existiam no país os modelos estaduais de identidade. Até então, as diversas unidades da federação tinham completa autonomia para escolher seu modelo, emitindo suas cédulas de identidade com diferenças de tamanho, cores e layout, tornando mais difícil sua verificação.

 

     Ele explicou que é nacional apenas o modelo, ou seja, a expedição continua a ser local ou estadual; os diversos tipos de falsidade (ideológica, grosseiras, de boa qualidade), bem como as perfurações mecânicas entre a foto e o impresso.

             

     Quanto à grafotecnia, Luiz Passos explanou sobre suas formas, traçados, qualidades gerais e específicas, destacando que, quando o documento apresentar formas diferentes, o cartório deve recusá-lo e, quando apresentar formas semelhantes, ainda é recomendável, de imediato, sua não aceitação, pois pode ser imitação, sendo necessário aplicar outras técnicas de verificação do documento.

 

     Durante o curso, uma mesa esteve montada com diversos tipos de documentos verdadeiros e falsos para análise dos participantes.

   

Assessoria de Imprensa Anoreg-MT [email protected] www.facebook.com/anoreg/mt (65) 3644-8373