IMG-LOGO
Notícias

Anoreg-MT e CNB-MT divulgam a Aedo durante simpósio sobre a reforma do Código Civil na OAB-MT

2 de outubro de 2025

 

     A Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT) e o Colégio Notarial do Brasil Seção Mato Grosso (CNB-MT) estão divulgando a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo) durante o Simpósio Reforma do Código Civil, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) entre os dias 1º e 3 de outubro, no auditório da OAB/MT.

     O simpósio reúne grandes especialistas do direito civil brasileiro para debater os reflexos do projeto de reforma legislativa. E, dentro desse espaço de discussão jurídica, Anoreg-MT e CNB-MT aproveitam para dar visibilidade a uma das iniciativas mais inovadoras e socialmente relevantes do notariado brasileiro: a Aedo, um sistema que permite que qualquer cidadão manifeste, de forma eletrônica, segura e com fé pública, a sua vontade de ser doador de órgãos.

     Mais do que um avanço tecnológico, a Aedo representa um marco de solidariedade e cidadania ao facilitar e formalizar uma decisão que pode salvar inúmeras vidas. “Falar sobre a Aedo é falar sobre esperança. Muitas pessoas aguardam na fila de transplantes por uma oportunidade de viver e a autorização eletrônica de doação de órgãos vem justamente para tornar esse processo mais claro, acessível e seguro. O notariado brasileiro, por meio dessa ferramenta, cumpre não apenas um papel de garantir a autenticidade de uma manifestação de vontade, mas também de contribuir diretamente para a construção de uma sociedade mais solidária. Ao divulgarmos a Aedo em um simpósio de tamanha relevância, mostramos que o direito e a cidadania caminham juntos, promovendo não apenas segurança jurídica, mas também humanidade e vida”, ressaltou o presidente do CNB-MT, Edivaldo Maurício Semensato.

     Na avaliação da tabeliã no Cartório do Distrito do Coxipó do Ouro, Larissa Águida Vilela, “é uma honra apoiar e divulgar a Aedo, pois sabemos que doar órgãos é um ato de amor que ultrapassa qualquer barreira. Cada autorização registrada pode significar não apenas uma, mas várias vidas salvas. Os cartórios, ao se engajarem nesse projeto, reforçam seu compromisso social e humano, indo além da prestação de serviços: estamos ajudando famílias, dando esperança a quem aguarda um transplante e oferecendo à sociedade um instrumento moderno, transparente e eficiente. A Aedo é mais do que tecnologia, é um gesto de solidariedade que ficará marcado para sempre na vida daqueles que recebem essa dádiva”.