IMG-LOGO
Notícias

Anoreg-MT e CEI-MT são apresentadas a grupo ligado ao agronegócio

2 de dezembro de 2021
 

     A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) e a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT) foram apresentadas na noite desta quinta-feira (2 de dezembro) a um grupo de WhatsApp com 257 pessoas ligadas à área de créditos do agronegócio. O evento foi transmitido via Zoom e mediado por Odemar Maia, responsável pela administração do grupo.

     A Central, que reúne dados e documentos de todos os cartórios do Estado numa única plataforma, foi criada em 2014 na gestão da ex-presidente da Associação, Maria Aparecida Bianchin, que atualmente é diretora de Tecnologia da instituição. Além de ter sido criada e implantada em sua administração, vem sendo aperfeiçoada a cada ano por ela, principalmente em razão do cargo que desempenha.

 

 

     A presidente da Anoreg-MT, Velenice Dias, iniciou a apresentação informando a todos os participantes que a instituição foi eleita a melhor do Brasil em premiação promovida pela Anoreg-BR. “Agradeço todos vocês, que também nos ajudaram a conquistar esse prêmio. Muitos já conhecem nossos serviços, especialmente a CEI-MT”.

   

     Velenice Dias contou que a Anoreg-MT foi inaugurada 26 de março de 1998 e sempre foi presidida por mulheres, à exceção da última gestão. “O objetivo da Anoreg-MT é congregar todos os notários e registradores e seus colaboradores, além de promover o fortalecimento da atividade e a qualificação de todos. Todas as alterações na legislação são estudadas pelos nossos diretores, que elaboram minutas e pareceres sobre cada norma. A dedicação deles é muito intensa para que estejamos prontos para atender a sociedade”.

 

 

     A superintendente, Anete Ribeiro, registrou que “a CEI-MT trouxe avanço muito grande para o Estado e para a classe. Qualquer ato praticado, em qualquer cartório, é enviado para a CEI-MT, mas nem todos os documentos estão disponíveis para consulta e visualização, haja vista serem sigilosos”.

   

     Ela acrescentou que a plataforma pode ser usada gratuitamente por qualquer pessoa. “A busca demonstra ao usuário todos os atos que determinada pessoa pesquisada possui no cartório. Ao localizar o documento, ele pode ser solicitado e recebido no conforto do escritório tanto de forma digital quanto física. Importante destacar que os cartórios devem responder os pedidos até cinco dias úteis após o pagamento dos emolumentos. Um trabalho que estamos desenvolvendo e que ajudará muito o agronegócio é a implantação, dentro da CEI-MT, do Projeto Conheça seu Município à Luz do Registro de Imóveis, de autoria do ex-presidente da Anoreg-MT, José de Arimatéia Barbosa. Por meio dele será possível o interessado localizar a área e ver seu tamanho, saber quem são os confrontantes e os confinantes, dentre outros”.

     Por sua vez, a diretora de Tecnologia, Maria Aparecida Bianchin, exaltou que a CEI-MT está adequada e preparada para funcionar integrado ao Operador Nacional do Serviço Eletrônico de Imóveis (ONR), cujo papel é aumentar a segurança jurídica sobre, por exemplo, operações imobiliárias e facilitar o crédito imobiliário.

 

 

     “O que nós desenvolvemos aqui em Mato Grosso, com a CEI-MT, e estamos fornecendo para outras centrais do país é algo bastante surpreendente. O próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entende que avançamos 10 anos em menos de dois anos de pandemia. Por aqui, é possível que qualquer credor ou produtor gere a CPR na própria plataforma da Anoreg-MT, gerando título estruturado, em PDF/A, para que leia e entenda o que vai assinar”.

   

 

    Por fim, o colaborador Matheus Nascimento apresentou como a CEI-MT funciona na prática, abordando todos os módulos nela contemplados, ocasião em que os participantes tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas.

 

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT