A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) e a Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado de Mato Grosso (Arpen-MT) se reuniram na tarde desta segunda-feira (27 de março) com a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT) para tratar da “1ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”.
A iniciativa, coordenada pela Corregedoria Nacional de Justiça, vai mobilizar, entre os dias 8 a 12 de maio, as justiças estadual e federal, em parceria com os cartórios de registro civil de Cuiabá e outras instituições, com a finalidade de erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros, especialmente para a população socialmente vulnerável. Dados de Estatísticas do Registro Civil do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 2,7 milhões de pessoas não possuem certidão de nascimento.
O lançamento oficial do evento será no dia 11 de abril, às 14h30, na sede do Poder Judiciário. A Semana Nacional provavelmente será na unidade do Senai (Avenida XV de Novembro) e Fundação Nova Chance, que confirmarão a possibilidade. Os atendimentos serão destinados às pessoas que vivem em situação de rua, egressos, imigrantes e profissionais do sexo. Além dos registros civis haverá a emissão de título de eleitor. Também ficou definido que três veículos farão o transporte dessas pessoas (ida e volta), sendo dois da Prefeitura de Cuiabá e um do Poder Judiciário.
Representaram a Anoreg-MT a presidente e a coordenadora administrativa, Velenice Dias de Almeida e Andreia Ferreira, respectivamente; a Arpen-MT, o presidente, Rodrigo Castro; e o 3º Ofício de Cuiabá, o titular, Daniel Benedito da Silva.
Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT