A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) apoia as campanhas do Hospital de Câncer de Mato Grosso de prevenção aos cânceres de mama, pele, próstata e boca. Pensando nisso, a Associação desenvolveu um vídeo com dicas de como prevenir estes tipos de doença. Nele, há informações resumidas sobre qual médico procurar, incidência das doenças e as formas de tratamento.
Câncer de mama
28% dos casos de câncer em mulheres são de mama, geralmente atingindo quem tem mais de 50 anos (mas também pode se desenvolver em jovens e crianças).
Algumas precauções são importantes: evitar álcool e fumo, praticar atividades físicas, manter alimentação equilibrada e evitar a obesidade são atitudes que ajudam a inibir o desenvolvimento do câncer de mama.
O vídeo também mostra algumas dicas de como fazer o autoexame, bem como outras formas de se prevenir, fazendo mamografia e ultrassom.
Pele
Este é o tipo mais comum de câncer e o médico indicado para o tratamento é o dermatologista. Cerca de 30% dos tumores malignos descobertos em brasileiros são referentes ao câncer de pele.
Como a pele fica exposta à radiação solar e com os altos índices de radiação em Mato Grosso, é grande o risco de desenvolver algum tipo de câncer de pele.
O tratamento pode ser feito desde o uso de pomada até radioterapia e cirurgia, dependendo do tipo e tamanho do tumor.
Próstata
O tratamento é feito por um urologista. A incidência do câncer de próstata é o mais comum entre os homens, depois do de pele. A estimativa é de cerca de 61 mil casos por ano no brasil. Três em cada quatro casos de câncer de próstata acontece em homens com mais de 65 anos.
O tratamento depende do estágio em que se encontra e pode envolver quimioterapia, radioterapia, cirurgia ou hormonioterapia.
O consumo de frutas, verduras, legumes e grãos ajudam na prevenção da doença.
Boca
Pode ser tratado por cirurgião bucomacilofacial ou, em alguns casos, cirurgião dentista. O câncer de boca atinge mais de 15 mil brasileiros por ano e é mais comum em homens acima dos 40 anos.
Hábitos como fumar e beber aumentam muito a chance de desenvolver este tipo de câncer. Além disso, o HPV, a exposição à radiação solar, a falta de higiene bucal e uma alimentação desbalanceada também contribuem para que o tumor apareça.
O tratamento, quando detectado cedo, costuma ter boas chances de cura. Na maioria das vezes, é feito com cirurgia ou radioterapia ou combinação entre as duas técnicas, mas também pode incluir quimioterapia.
Contribuição
Ao final do vídeo também aparecem informações sobre como fazer doações ao Hospital de Câncer.
Confira aqui a íntegra do vídeo.