IMG-LOGO
Notícias

Anoreg-MT, Arpen-MT e cartórios de Cuiabá participam de última reunião para o Registre-se

9 de maio de 2024

 

     A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), a Associação dos Registradores das Pessoas Naturais Seção Mato Grosso (Arpen-MT) e os Cartórios do 3º Ofício de Cuiabá e do Distrito do Coxipó do Ouro participaram nesta terça-feira (7 de maio) da última reunião para a Campanha Nacional do Registro Civil “Registre-se”. O evento será realizado de 13 a 17 de maio e tem como objetivo entregar documentos de identificação (certidão de nascimento/casamento, RG, CPF e título de eleitor) aos egressos do sistema prisional (Penitenciária Central do Estado) e aos indígenas da etnia Bakairi, localizados na Terra Indígena Pakuera, em Paranatinga.

 

     O presidente da Arpen-MT, Rodrigo Oliveira Castro, também representou a Anoreg-MT na reunião e destacou que “a participação dos cartórios é fundamental, pois são os responsáveis por fornecerem os documentos básicos aos cidadãos. Logo que nascemos temos o nosso primeiro documento, que é a certidão de nascimento. Depois, a pessoa cresce, pode se casar, ter a certidão de casamento, bem como outros documentos que garantem acesso aos benefícios ofertados pelo Estado”.
     O corregedor-geral da justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, disse que “a campanha é nacional e garante a cidadania e qualificação às pessoas que vivem à margem da sociedade por não terem um documento de identificação. Trabalharemos em conjunto durante a próxima semana para que todo cidadão possa ser conhecido e tenha o seu direito garantido”.
     Além da Anoreg-MT, Arpen-MT e Cartórios do 3º Ofício de Cuiabá, Xavier de Matos, Distrito do Coxipó do Ouro, 1º e 2º Ofícios de Paranatinga, são parceiros a Fundação Nacional do Índio (Funai); Fundação Nova Chance; Polícia Federal (PF); Prefeituras de Cuiabá e de Paranatinga; Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso (Politec); Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Defensoria Pública da União; Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso; e Receita Federal.
Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT