A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), a Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado de Mato Grosso (Arpen-MT), e os Cartórios do 3º Ofício de Cuiabá e dos Distritos de Nossa Senhora da Guia e do Coxipó de Ouro participaram na tarde desta segunda-feira (5 de junho) da solenidade de encerramento da 1ª Edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!.
O evento foi realizado entre os dias 8 e 12 de maio, em Cuiabá, e teve como objetivo ampliar o acesso da população socialmente vulnerável à documentação básica. A ação foi coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e contou com o apoio da Anoreg-MT, Arpen-MT, cartórios de Cuiabá e outras instituições.
A presidente da Anoreg-MT, Velenice Dias, registrou a satisfação em ter participado da semana. “Foi uma mobilização muito grande e o maior prêmio foi a participação de toda a sociedade, em especial a população em situação de rua, imigrantes e egressos do sistema prisional. Parabéns à Corregedoria pela coordenação”, resumiu.
O presidente da Arpen-MT, Rodrigo Castro, enalteceu a importância do evento e frisou que a ideia e repeti-lo nos próximos anos.
Por sua vez, a presidente do Tribunal de Justiça e o corregedor-geral da justiça, desembargadores Clarice Claudino da Silva e Juvenal Pereira da Silva, respectivamente, destacaram que “sem o apoio dos parceiros não se teria atingido o objetivo. Expressamos, em nome do Poder Judiciário, nossa imensa gratidão a todos os envolvidos. Sem dúvida fizemos a diferença na vida de muitas pessoas”.
Durante a 1ª Edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! Foram registrados 764 atendimentos ao público alvo, sendo 290 egressos do regime fechado; 261 do regime semiaberto; 163 população em situação de rua; e 50 imigrantes/refugiados.
Ao final, todas as instituições e seus representantes receberam certificado como forma de agradecimento.
Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT